Cidade

Mais de 370 cães e gatos foram castrados nessa edição do mutirão de castração

Já foram castrados, até domingo (25), 376 animais, no total, durante a segunda edição do Mutirão de Castração da Prefeitura de Uberaba. Somente no final de semana foram 204 animais submetidos ao procedimento, sendo 90 felinos (35 machos e 55 fêmeas) e 114 caninos (45 machos e 69 fêmeas). A campanha continua e vai até o dia 11 de julho nas dependências da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), no bairro Abadia, a partir das 7h30.


Somente os animais cadastrados e agendados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente estão sendo atendidos no Mutirão. O objetivo é castrar cerca de 2 mil animais nesta edição, sendo que a meta para 2023 é atingir 5 mil cães e gatos. Para tanto, os recursos da ordem de R$ 800 mil já estão assegurados pela Prefeitura de Uberaba.


O Mutirão de Castração de 2023, realizado em janeiro passado, superou a meta e atendeu a 1.194 animais no total, sendo 591 cães (217 machos e 374 fêmeas) e 603 gatos (242 machos e 361 fêmeas). Em novembro de 2022, a Superintendência de Bem-Estar Animal promoveu o primeiro evento dessa natureza com 1.297 cães e gatos castrados, durante os nove dias de campanha.


O cadastramento dos interessados em participar dos mutirões, promovidos pela PMU, é feito eletronicamente devendo o interessado preencher o formulário disponibilizado no site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br). Se o tutor tiver mais de um animal deverá preencher um cadastro para cada pet, individualmente. Aqueles que já se cadastraram em mutirões anteriores não precisam fazer nova inscrição, pois já têm vaga garantida. É necessário, no momento da castração, apresentar documento de identidade (RG). Caso não sejam chamados para essa edição, os cadastrados continuam na fila para os próximos mutirões.


Vale lembrar que o animal deve estar oito horas em jejum de água e comida, e deve ter, no mínimo, seis meses de idade. O superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, esclareceu que existem restrições para animais braquicefálicos, que apresentam a cabeça de formato “achatado” e com focinho de tamanho “encurtado”, como os shih-tzu, lhasa apso, pug, buldogue francês e yorkshire, que precisam apresentar o exame ecocardiograma veterinário com laudo. Se houver dúvidas, o responsável pelo pet pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0312, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Além da Superintendência dentro da Semam, essa ação tem parceria com o Departamento de Educação Ambiental; na Secretaria Municipal de Saúde, com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, além da Fundação Municipal de Esporte e Lazer que disponibilizou o local. O Castramóvel é contratado por meio de convênio da Prefeitura de Uberaba com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale).

Deixe um comentário

Agenda de Eventos