Ministro anuncia leilão para duplicar BR-262 de Betim a Uberaba
Os trechos da BR–262, entre Betim e Uberaba, e da BR–381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, estão entre os previstos para serem duplicados e revitalizados pelo governo federal, segundo anunciou o ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, na última segunda-feira (10), em reunião no Estado.
Ao todo, estão previstos pra serem aplicados cerca de R$ 5,4 bilhões em Minas Gerais nessas obras de melhoria nos próximos anos, que incluem ainda investimentos em ferrovias e aeroportos.
O prefeito Vittorio Medioli (sem partido) falou sobre a importância da duplicação das rodovias federais: “é uma grande necessidade do nosso município e de todos os que transitam por essas BRs. Nossas estradas estão estranguladas. Então, será de grande importância (a duplicação)”, destacou o prefeito.
De acordo com o ministro, até o fim deste ano, 60 km da BR–381 duplicada serão entregues. “A concessão, que faremos ainda em dezembro, vai trazer investimentos substanciais, e vamos duplicar mais de 160 km da rodovia”, anunciou o ministro.
Segundo o gestor federal, o edital vai ser publicado em novembro. “O leilão ocorrerá até 24 de dezembro. Vamos bater o martelo da concessionária que irá assumir as obras”, afirmou o Marcelo Sampaio.
A expectativa é que as obras tenham início em janeiro de 2023. Ainda de acordo com o ministro, outra parte importante da BR–381 será inaugurada neste mês. Trata-se do trecho na cidade de Antônio Dias, no Leste de Minas, que contempla o início da operação de dois túneis.
O governador Romeu Zema (Novo), que se reuniu com o ministro, destacou que os investimentos na infraestrutura são importantes para o crescimento econômico e a segurança da população. “Minas Gerais terá muitas obras nos próximos anos nas rodovias federais, que vão complementar o trabalho que estamos realizando nas rodovias estaduais”, disse o governador.
GARGALO
Presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Gladstone Lobato pondera que, diante da carência de infraestrutura das estradas mineiras, o ideal seria que fosse realizada a duplicação total das rodovias no Estado.
Mesmo sendo a favor da concessão para a revitalização e a duplicação das BRs 262 e 381, inclusive do trecho entre Betim e Uberaba, Lobato salienta que tais melhorias não resolvem e ainda podem aumentar o tráfego de veículos naquele que é, segundo ele, o maior gargalo de mobilidade em Minas Gerais: o Anel Rodoviário. “Duplicam as entradas em volta e esquecem que o maior gargalo que existe hoje é o Anel Rodoviário, na Grande BH. É um ponto crucial a ser resolvido e que está prejudicando o desenvolvimento do Estado”, afirma Lobato.
EDITAL DO RODOANEL
No último sábado (8), o governo de Minas referendou o vencedor do leilão do Rodoanel Metropolitano. Segundo a publicação do “Diário Oficial”, até o dia 17 de outubro o certame poderá receber recursos em relação à empresa vencedora. Se até a data nenhum recurso for apresentado, o resultado do leilão será homologado, mas, caso haja questionamentos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) terá até o dia 24 para avaliar possíveis interposições.
A obra do Rodoanel com o projeto atual, contudo, é questionada pelas prefeituras de Betim e Contagem, na região metropolitana, que reivindicam a alteração do traçado por causa dos impactos sociais, ambientais e urbanísticos que serão causados. A expectativa é que a obra custe R$ 5 bilhões.