Moradores podem ajudar no Plano de Arborização; entenda como
A população de Uberaba pode ajudar na elaboração do Plano de Arborização do município. Em abril, a Prefeitura assinou contrato no valor de R$ 192 mil para elaboração de projeto para disciplinar o plantio e monitorar as espécies na cidade.
A primeira etapa prevê a realização de diagnóstico da arborização e pesquisa para avaliar a percepção da população sobre o assunto. Os interessados podem responder ao questionário no site da Prefeitura. Veja passa a passo, mais abaixo.
Segundo o secretário adjunto da Semam, Vinícius Arcanjo da Silva, quanto mais engajamento da população, suprindo a empresa de informações, melhor será o plano.
O questionário faz parte da etapa de diagnóstico e, por meio dele, a empresa vai ouvir a sociedade e identificar quais os principais problemas quanto à arborização urbana e as medidas mais indicadas para essa adequação.
“Todos os apontamentos a serem aplicados, dentro do embasamento técnico, serão inseridos no documento final. Quanto mais pessoas responderem, melhor qualidade terá esse regramento da arborização em Uberaba para os próximos anos”, disse.
A Propark também pretende fazer parcerias para que os diversos setores da Sociedade Civil Organizada, Câmara Municipal, sindicatos e associações, empresas, possam auxiliar na divulgação e busca de informações.
O coordenador técnico da empresa, Marcelo Leão, disse que será feito um raio X da cidade, desde a percepção da população até os índices e indicadores de cobertura arbórea e número de árvores usando ferramentas tecnológicas, como sensoriamento remoto e outras.
“Queremos sentir como está a situação da cidade, seguida de análises técnicas, para que possamos recomendar as diretrizes do desenvolvimento futuro da arborização para Uberaba”, concluiu.
Como participar?
Para responder às perguntas de consulta à população sobre o Plano de Arborização de Ubera basta clicar neste link.