Mulher de 97 anos condenada por ter ajudado holocausto
Uma mulher de 97 anos, ex-secretária de um antigo campo de concentração nazista, foi condenada nesta terça-feira (20/12) a dois anos de prisão com pena suspensa — ou seja, não precisará ir para a cadeia. Trata-se possivelmente de um dos últimos processos relacionados ao Holocausto na Alemanha.
Irmgard F. foi considerada culpada de cumplicidade na morte de mais de 10 mil pessoas no campo de concentração de Stutthof, que hoje fica em território polonês. Ela começou a ser julgada em setembro de 2021 no Tribunal de Itzehoe, no norte da Alemanha. A ex-secretária tentou escapar do julgamento, fugindo do lar de idosos em que vive, mas foi encontrada horas mais tarde.
De acordo com a acusação, ela trabalhou como datilógrafa e secretária do comandante do campo, Paul Werner Hoppe, de 1943 a 1945, quando tinha entre 18 e 19 anos — motivo pelo qual o processo foi julgado em uma câmara juvenil.
“Sinto muito por tudo o que aconteceu. Lamento ter estado em Stutthof na época. É tudo o que posso dizer”, afirmou a idosa em uma de suas poucas declarações durante o julgamento. Irmgard F., de cadeira de rodas, esteve presente quando a sentença foi pronunciada.