Município investe na tecnologia para garantir segurança na zona rural de Uberaba
Bairros da Zona Rural de Uberaba contam com a perspectiva de investimento na segurança através da instalação de câmeras do sistema de monitoramento do município, Cidade Vigiada, em locais estratégicos. O anúncio foi feito pelo Secretário-Executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba, Coronel Alexandre Oliveira em recente entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.
De acordo com o coronel, a perspectiva aponta que em 2022 sejam instaladas câmeras em todos os bairros da Zona Rural do município, com ênfase nos bairros de Ponte Alta, Capelinha do Barreiro e em Peirópolis. “Fizemos essa previsão orçamentária para 2022 e essa expectativa, já estamos com previsões de instalação de câmeras em Ponte alta, na Capelinha do Barreiro e em Peirópolis e também com um planejamento para colocar em todos os nossos bairros rurais”, informa Oliveira
As câmeras estarão posicionadas em pontos estratégicos dos bairros, principalmente na entrada e saída de cada local, de maneira a proporcionar mais segurança aos moradores. “Normalmente, são [colocadas] nos postes de entrada e saída da cidade. Na questão da ponte alta, já tem três locais que a gente definiu lá, e que são locais seguros que vão evitar a depredação do material. Na capelinha do barreiro e Peirópolis a mesma coisa. A gente tá querendo ter esse monitoramento das entradas e saídas dos pontos principais”, analisa o Coronel.
Atualmente, a cidade conta com mais de 115 câmeras funcionando através do Cidade Vigiada. O Coronel explica que o poder público compreende que a tecnologia é aliada, principalmente quando se trata do combate a violência. “Às vezes não consigo colocar um guarda em cada praça ou em cada porta de escola do município. Mas eu consigo colocar uma câmera e aumentar essa minha capacidade de vigilância e de cuidado com a nossa cidade. E recebendo alguma irregularidade, pelas câmeras a gente consegue ter uma resposta mais rápida por parte da guarda nesses locais em que se fizer necessário”, finaliza.