Museu de Arte Sacra é reaberto com presépio de Natal de peças de cerâmica
O Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Igreja Santa Rita — um dos cartões postais de Uberaba — foi reaberto. A reabertura foi marcada por um presépio de Natal, concebido pelo artista plástico Hélio Siqueira, com peças em cerâmica vitrificadas da uberabense Lusa Almeida Andrade.
“Buscamos a valorização das obras da Lusa, renomada ceramista de Uberaba. As peças utilizadas na composição fazem parte do acervo do MAS”, pontuou o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Uberaba, Paulo Miranda.
Lusa dedicou toda a vida à arte com cerâmica e barro e é fundadora da Associação Brasileira de Cerâmica Artística e da Associação de Artesãos e Artistas de Uberaba.
Ela foi uma das responsáveis por difundir a cidade como sede do conhecimento sobre técnicas ligadas à arte do trabalho com cerâmica e barro pelo Brasil. Hélio Siqueira foi um dos alunos de Lusa.
O MAS está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Museu de Arte Sacra
Localizado na Praça Manoel Terra, no Bairro Estados Unidos, o MAS está instalado na Igreja Santa Rita, construída em 1854. Esse é o único imóvel de Uberaba tombado ao nível nacional, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O acervo do museu tem peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, que contam a história da Igreja Católica na região. Algumas, como as vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário, são doações da Cúria Metropolitana.