Geral

Mutirão de castração supera expectativa e atende quase 1.300 animais

Foram castrados 1.297 cães e gatos durante os nove dias do mutirão realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Com o apoio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde (SMS), a campanha aconteceu entre os dias 5 e 15 de novembro, no Hospital Veterinário da Uniube.

Para a realização das atividades, foi contratado o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale). Além da castração, os animais também foram chipados.

Segundo o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, o mutirão superou o objetivo inicial de castrar cerca de 1.200 animais. Foram priorizados os cães e gatos cadastrados na Prefeitura, incluindo os pertencentes a abrigos e a cuidadores independentes.

Ele lembra que a população pode se cadastrar, em qualquer momento, junto ao órgão, que funciona na Semam, no Centro Administrativo da Prefeitura, das 8h às 17h. Os interessados podem ir pessoalmente ou por meio de mensagem de texto via WhatsApp no 3318-0218, das 8h às 18h. Os documentos necessários são identidade e comprovante de endereço.

O secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, lembrou que o recurso para realização do mutirão foi oriundo de remanejamento orçamentário aprovado pela Câmara Municipal. São investidos, em média, R$ 140 por castração. O Município deverá utilizar também recursos próprios da ordem de R$ 150 mil para atingir o objetivo do mutirão de 1.200 castrações. “Outros mutirões deverão acontecer para atender a todos os cadastrados”, concluiu.

Segundo o levantamento da Superintendência de Bem-Estar Animal, no primeiro dia (5), foram castrados 64 animais, sendo 10 gatos, 12 gatas, 13 cães e 29 cadelas. O dia mais movimentado foi a quarta-feira (9), quando foram castrados 179 animais, sendo 49 gatos, 76 gatas, 24 cães e 30 cadelas.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos