Cidade

Na véspera do aniversário de Chico Xavier, novo projeto de revitalização do Memorial em Uberaba é apresentado

Um novo projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier, em Uberaba, foi apresentado em reunião virtual à Prefeitura na quinta-feira (1º), véspera de aniversário do médium que é referência da doutrina espírita. Se estivesse vivo, Chico completaria 111 anos de idade nesta sexta-feira (2). O espaço continua fechado para visitação por causa da pandemia.

O projeto foi iniciado em 2019. Em 2020, foi autorizado pelo governo federal, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, a captar mais de R$ 2,7 milhões para ser executado. O prazo para captação, que terminaria em dezembro do ano passado, foi automaticamente prorrogado por mais um ano.

O museólogo e coordenador do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor Silveira, explicou que a principal mudança em relação ao primeiro projeto apresentado foi o conceito, já que o novo projeto ganhou mais conteúdo, com novas exposições e instalações imersivas. O valor de captação continua mesmo. Carlos afirmou que mais detalhes sobre as novas propostas serão divulgadas em breve.

Na reunião virtual de quinta-feira, mediada pelo museólogo, o intuito foi conhecer o planejamento arquitetônico e museográfico feito pela Expomus, empresa ganhadora da licitação para adequações do local.

Participaram da reunião o presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) “Professor Antônio Carlos Marques”, Cássio Facury, a secretária de Comunicação, Celi Camargo, a equipe de comunicadores da Prefeitura, a equipe técnica e administrativa da FCU e a assessora Especial de Captação e Parcerias, Erika Cunha.

O grupo alinhou os próximos passos do trabalho com as estratégias de comunicação para captação de recursos e campanhas para divulgação do projeto. Segundo o Município, a ideia é conseguir patrocínios de empresas privadas para a concretização das ações propostas.

O presidente da FCU ressaltou a importância do patrocínio do setor privado no atual cenário.

“A pandemia também influencia nessa parceria com as marcas. As empresas que estiverem atreladas a um projeto como esse vão estar mostrando sua responsabilidade com o emocional das pessoas durante tempos tão difíceis”, comentou.

Imagens de Chico Xavier e de outros representantes do espiritismo grafitadas em parede do Memorial — Foto: Carlos Vitor/Arquivo Pessoal

Imagens de Chico Xavier e de outros representantes do espiritismo grafitadas em parede do Memorial — Foto: Carlos Vitor/Arquivo Pessoal

O encontro virtual ainda teve a presença da fundadora e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, e da coordenadora do Núcleo de Museologia da empresa, Julia Picchioni.

Maria Ignez reforçou a magnitude do projeto e a projeção positiva que a revitalização do Memorial traz para o turismo em Uberaba.

“Estamos aglutinando todas as potências que o Chico traz, pensando em novas soluções e novos horizontes, principalmente para a captação de recursos”, disse.

No projeto de revitalização do Memorial, estão previstos a elaboração e montagem de exposições com recursos de tecnologia, multimídia, acessibilidade e interatividade; adequação e modernização dos espaços destinados ao centro de pesquisa e documentação, setor educativo, biblioteca, recepção, auditório e áreas técnicas; climatização dos espaços de uso; e integração e musealização do Parque Municipal “Mata do Carrinho”.

Aberto em setembro de 2016, o Memorial Chico Xavier atualmente integra o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, que projeta a cidade nacional e internacionalmente a partir dos principais indutores do turismo no município. O espaço é um dos sítios integrantes do macroprojeto.

Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier completaria 111 anos nesta sexta-feira (2). Ele nasceu em Pedro Leopoldo, mas morou em Uberaba de 1959 até a morte, em junho de 2002. Até hoje, a figura do médium é associada a mensagens de fé, amor e esperança, obras de caridade e divulgação da doutrina espírita mundo afora.

Ele é considerado um dos maiores médiuns da história, com intensa dedicação à psicografia. Expoente da Doutrina Espírita no Brasil, lançou mais de 400 livros espíritas e cedeu os direitos autorais de todas as obras para instituições de caridade. Chico Xavier foi indicado ao prêmio Nobel da Paz na década de 1980.

Médium Chico Xavier  — Foto: Fundação Cultural de Uberaba/Divulgação

Médium Chico Xavier — Foto: Fundação Cultural de Uberaba/Divulgação

Deixe um comentário

Agenda de Eventos