‘Novembro Azul’: Uberaba vai ter mutirão para exames de próstata em novembro e dezembro; veja como agendar
Começa neste sábado (6) o mutirão para realizar exames de prevenção e detecção do câncer de próstava: o Antígeno Prostático Específico (PSA) e de toque retal, em Uberaba. O agendamento deve ser feito nas unidades de saúde do município. Os atendimentos serão nos 4 sábados de novembro (6, 13, 20 e 27) e em 2 sábados de dezembro (4 e 11), das 6h às 10h.
Na data marcada, os pacientes deverão ir até o Hospital Hélio Angotti, pegar uma senha e realizar a coleta do PSA no Centro de Prevenção do Cancer da Mulher (Cenpre). Na sequência, são feitas as consultas e o exame de toque retal, no Ambulatório de Oncologia, localizado no segundo andar do hospital.
O público-alvo será homens com idade a partir dos 50 anos que residam em Uberaba. A Prefeitura ressaltou que, para homens negros ou aqueles que tenham histórico familiar da doença, a idade mínima é 40 anos.
A Prefeitura informou que para o agendamento e para os atendimentos, é preciso levar os documentos pessoais: CPF e RG, e cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.
Conscientização e educação
Além dos exames, durante todo o mês, a equipe pedagógica da Feti realizará, junto aos alunos e aprendizes, ações de combate ao câncer de próstata.
As aulas serão remotas e o objetivo é que os estudantes repassem as orientações para familiares e para a comunidade. “Os jovens têm um jeito de falar que impacta a sociedade. Quando realizamos ações que estão ligadas às famílias e à comunidade, a comunicação é positiva”, ressaltou a presidente da Feti, Sônia Manzan.
Os alunos receberão informações sobre onde buscar apoio e realizar o exame de próstata, o qual a Feti destacou ainda ser um preconceito.
“O preconceito ainda é um dos fatores mais prejudiciais quando o assunto é o câncer de próstata. Nosso papel, enquanto educadores, é formar cidadãos bem informados. Esse contato direto com o jovem impacta na quebra desse preconceito. Preconceito esse que pode matar”, complementou Manzan.
Novembro Azul
O ‘Novembro Azul’ é o mês de mobilização e conscientização sobre o câncer de próstata e sobre a importância de cuidar da saúde.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens — o primeiro o câncer de pele não-melanoma. A estimativa do órgão é que 65.840 novos casos sejam registrados.
O Inca alerta que a detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.