Oficina Ortopédica Itinerante retorna a Uberaba para entrega de cadeiras de rodas
A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina (OOIT) estará novamente em Uberaba nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro para a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, motorizadas, comuns e de banho, a 149 pacientes que aguardavam pelos insumos. No total, são 298 equipamentos. A informação foi confirmada pela fisioterapeuta, Referência Técnica da Junta Reguladora, Érika Cruz da Silva.
Esta é a primeira vez que a entrega das cadeiras será feita diretamente pelo município. Com essa ação, foi possível atender todas as pessoas que estavam na lista de espera, incluindo pacientes que aguardavam desde 2015 pelo equipamento. O fornecimento das cadeiras de rodas garante mais autonomia e qualidade de vida para os beneficiados.
A Oficina Ortopédica Itinerante funciona em um caminhão adaptado, que se desloca por diversos municípios para oferecer serviços como medições, confecção e entrega de órteses, próteses, calçados ortopédicos, palmilhas e cadeiras de rodas. A equipe responsável inclui fisioterapeutas, técnicos de órtese e prótese, sapateiros e outros profissionais especializados.
Em Uberaba, a ação acontece no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Rua Guaçuí, 195, Vila Militar. Para participar das futuras edições e solicitar equipamentos ortopédicos, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima e passar por avaliação médica e fisioterapêutica. É necessário apresentar cópia dos documentos como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Se for menor de idade ou dependente, é importante apresentar também o RG do responsável.
Os documentos são encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena o atendimento.
“A atual etapa da Oficina é exclusivamente para entrega das cadeiras aos pacientes já cadastrados. Quem não participou das medições anteriores e precisa do equipamento deve procurar a UBS mais próxima para passar pelos atendimentos e ser incluído em uma nova lista para futuras visitas da Oficina Itinerante”, explica Erika.