Ômicron: comitê de enfrentamento à Covid-19 de Uberaba se reúne para reforçar plano de contingência da doença
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Uberaba se reuniu na manhã desta quinta-feira (2) para discutir o reforço do plano de contingência e vigilância em saúde da cidade. Segundo a Prefeitura, a ação é realizada por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) diante da identificação da variante ômicron do coronavírus, que tem preocupado os cientistas devido ao alto número de mutações e que teve os primeiros casos confirmados no país na última terça-feira (30).
Técnicos da Saúde Municipal trabalham com informações dos órgãos oficiais e têm feito análises dos indicadores locais e ajustando o plano de contingência do Município.
Outra preocupação da Prefeitura é seguir com o estímulo à manutenção dos protocolos de biossegurança e seguir com a campanha de vacinação contra a Covid-19.
A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) disse que o foco é trabalhar para um eventual agravamento da pandemia.
“Estamos atentos e torcendo para que não seja necessária a utilização do plano. Neste momento, nós tranquilizamos a população de Uberaba, mas mantemos o nosso estado de alerta e colocamos de prontidão toda a estrutura de atendimento a pacientes com Covid no Município”, afirmou.
Conforme a Município, atualmente, Uberaba dispõe de 87 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos, sendo 52 da rede pública e 35 da rede privada.
Além disso, há 105 leitos de enfermaria, sendo 87 públicos e 18 privados, e 35 leitos de suporte ventilatório no Hospital Regional José Alencar.