Operação Bogotá mira esquema de “agiotagem colombiana” em Uberaba
Policiais civis realizaram hoje pela manhã a operação “Bogotá” em Uberaba que investigam um grupo de colombianos suspeitos de crimes de agiotagem, ameaça e extorsão. Dinheiro, drogas e materiais utilizados nos crimes foram apreendidos.
De acordo com informações apuradas pela Folha Uberaba, várias equipes da Polícia Civil em Uberaba cumpriram os mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca Criminal de Uberaba em residências nos bairros Universitário, Pontal, Jardim Maracanã e Olinda.
Segundo o Delegado de Polícia Civil Luiz Tortamano, as investigações iniciaram em Junho deste ano, quando o comerciantes procuraram a polícia e relataram que estavam sendo vítimas de crimes de “agiotagem colombiana”, extorsão e ameaça.
As equipes iniciaram as investigações e apuraram que o suspeitos colombianos compareciam nos comércios das vítimas e ofereciam empréstimos em dinheiro. Os comerciantes que necessitaram solicitaram os empréstimos e foram obrigados a pagarem uma quantia diária por cerca de 20 dias, pagando juros abusivos que variavam entre 20 e 40% do valor da dívida contraída.
As equipes identificaram os suspeitos, representaram na justiça e tiveram o parecer favorável do Poder Judiciário para cumprir as ordens judiciais.
Durante as buscas os investigadores aprenderam vários talões e cartões utilizados nos empréstimos, além drogas e de quase R$ 7 mil em dinheiro.
Todo material apreendido foi levado até a delegacia a partir de agora a Polícia Civil vai finalizar o inquérito e encaminhar para a justiça, para que posteriormente os suspeitos dos crimes de agiotagem, extorsão e ameaça, que podem ser presos a qualquer momento .