Operação ‘Zimmermann’: mandados contra casal apontado como chefe de quadrilha de roubo a máquinas agrícolas são cumpridos em Uberaba
Dois mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (30), em Uberaba, contra um casal apontado pela Polícia Civil (PC) de chefiar uma organização criminosa que comete roubos de máquinas agrícolas no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. A ação é um desdobramento da Operação “Zimmermann” e foi comandada pela Delegacia Rural de Araxá.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Thiago Cruz, o homem atuava de dentro do presídio e recebeu um novo mandado de prisão preventiva. Já a mulher ajudava na operação da quadrilha do lado de fora e também foi presa.
Além da dupla, um terceiro indivíduo foi preso em uma casa onde a chefe da quadrilha morava. Ele foi detido por tráfico de drogas. A princípio, o suspeito não tem envolvimento com a organização criminosa.
Operação Zimmermann
As investigações da Operação Zimmermann começaram em dezembro de 2019, a partir do roubo de um trator na zona rural da cidade de Sacramento. Ao todo, cerca de 20 maquinários foram furtados ou roubados pela quadrilha em cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Oito deles já foram recuperados em Minas Gerais e em outros estados, como Goiás e São Paulo.
Diversos materiais agrícolas, dezenas de ferramentas elétricas e pneumáticas usadas no campo, além de um caminhão e quantidade expressiva de agrotóxicos também foram levados pelos criminosos durante as ações. O prejuízo estimado é de R$ 10 milhões, segundo o delegado Thiago Cruz.
Ainda de acordo com o delegado, 7 policiais participaram da operação nesta quinta-feira. A Polícia Civil informou que a investigação terá prosseguimento com o objetivo de identificar e prender os outros integrantes da quadrilha, além de recuperar outros bens furtados.