Passageiros do transporte público podem pedir para desembarcar fora do ponto durante a noite em Uberaba
Foi aprovado nesta semana pela Câmara de Uberaba um projeto de lei que permite que os usuários do transporte coletivo desçam fora do ponto de ônibus durante à noite. A proposta foi apresentada pela Prefeitura e prevê o desembarque seguro das 21h às 5h.
Segundo o projeto, o passageiro – com exceção dos usuários do BRT Vetor – passa a ter o direito de descer fora da parada regular, desde que o local indicado por ele esteja no itinerário da linha de ônibus e haja condições de segurança para a parada do veículo.
“Há uma baixa demanda nesse período de passageiros. Nós temos estudantes, pessoal que sai do hospital, de lanchonetes, e nós estamos atendendo justamente essas pessoas. E as mulheres são maioria entre os usuários do transporte coletivo”, afirmou o secretário adjunto de Defesa Social, Claudinei Nunes, durante a votação.
Ainda conforme o secretário, as concessionárias do transporte coletivo foram consultadas previamente e concordam com a iniciativa. Ele também assegurou que a medida não gera impacto no custo operacional das empresas.
A coordenadora de Políticas para Mulheres, Anna Maia, reforçou que a iniciativa vale para todos os passageiros, mas que contempla, em especial, os grupos mais vulneráveis.
“Às vezes o ponto tradicional de parada é distante do destino do passageiro que, somado a locais isolados, favorece à condição de insegurança, principalmente para mulheres, idosos e pessoas com deficiência”, disse.
Agora, o projeto de lei deve ser sancionado pelo Município e segue para ser publicado no Porta-Voz e entrar em vigor.