Polícia

PC Concluí Inquérito Da Cisvalegran E Apura Desvio De Mais De R$ 2 Milhões

Policiais civis em Uberaba concluíram a investigação sobre a fraude do Consórcio Intermunicipal de saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran).

A investigação teve início em outubro de 2022, quando integrantes de um hospital particular em Uberaba fizeram a denúncia no Ministério Público contra uma clínica particular no município de Guaíra (SP) sobre fraude processual de licitação, desvio de verbas e adulteração de documentos.

Por meio de provas os representantes do Ministério Público repassaram as informações para a Polícia Civil e os policiais iniciaram as investigações após a abertura de um inquérito. Durante os trabalhos, os investigadores constataram a prática de desvio fraudulento de contas saturadas junto às prefeituras das cidades de Tapira (MG) e Santa Juliana (MG). Os civis ainda descobriram a situação de tráfico de influência utilizado na estrutura do hospital através de cargo ocupado para benefício próprio e alheio sendo, ocasionando prejuízo ao erário público também à unidade hospitalar.


De acordo com a Polícia Civil foi constatada manipulação de informações junto ao setor de faturamento do hospital beneficiando, equipes médicas trazendo prejuízos financeiros ao hospital, além além de manipulação de informação com o objetivo de fraudar licitações públicas junto ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Grande (Cisvalegran) com direcionamento de beneficiários, além de interferência e manipulação de cláusulas contratuais em contratos públicos junto ao consórcio. Eles constataram ainda interferência no cumprimento no objeto licitatório durante os trabalhos, onde clínicas recebiam do Consórcio e não prestaram atendimento aos pacientes.

Nove pessoas foram identificadas entre elas médicos, advogados e ex-funcionários do Hospital. Os policiais identificaram 81 contas bancárias usadas para movimentação financeira dos suspeitos e solicitaram à justiça o bloqueio de R$ 2 milhões em bens. O inquérito de 3.800 páginas foi encaminhado à justiça é os envolvidos serão indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude na execução de contrato licitatório e falsificação de documentos públicos.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos