Placas de alerta sobre presença de carrapatos são instaladas em Uberaba; veja dicas de prevenção
Placas de alerta estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Uberaba para conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a febre maculosa. Veja mais abaixo como se prevenir.
As placas estão sendo instaladas em áreas verdes como Piscinão, no Parque das Acácias; Univerdecidade, Mata do Ipê e Peirópolis.
Segundo a Prefeitura, diagnóstico da Fundação Ezequiel Dias aponta que em Uberaba há presença de carrapatos com a bactéria do gênero Rickettsia.
“A principal forma de prevenção contra a febre maculosa é evitando o contato com o carrapato, mais comum no período de seca. Ao frequentar áreas propícias à presença de carrapatos – campos e pastos – onde há animais silvestres, como capivaras, ou de manejo de gado, cavalos, cabras ou mesmo de cães e gatos, tenha atenção redobrada”, destacou o biólogo e chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro.
Para mais informações, a população deve ligar para o número (34) 3315-4173.
Confira dicas de prevenção:
- Use repelentes à base de Icaridina, eficazes na prevenção de picadas por carrapatos;
- Vista roupas de cor clara, compridas e calçados fechados (preferencialmente com meias brancas e de cano longo);
- Utilize equipamentos de proteção individual, como macacões de manga comprida, nas atividades ocupacionais em ambientes propícios para a presença de carrapatos;
- Examine o corpo periodicamente para identificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido forem retirados, menor será a chance de infecção;
- Ao encontrar carrapatos grudados à pele, remova-os com cuidado, utilizando pinças e evitando o esmagamento do animal;
- Utilize carrapaticidas periodicamente em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária;
- Em caso de picada por carrapatos e manifestação de sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde, relatando o contato/picada ao médico, para que o profissional possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.
O que é a febre maculosa?
Segundo a SES-MG, a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade.
É transmitida por um carrapato infectado, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.
Sintomas
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre;
- Dor de cabeça intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia e dor abdominal;
- Dor muscular constante;
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
- Gangrena nos dedos e orelhas;
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.