Prefeita, vice e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral
Foram diplomados na tarde desta quinta-feira (17) no Palácio do Fórum no Bairro Santa Maria, em Uberaba, a prefeita eleita Elisa Araújo (Solidariedade), o vice, Moacyr Lopes (do mesmo partido), além dos 21 vereadores do próximo pleito. A cerimônia fechada para o público por causa da Covid-19 ocorreu de forma virtual.
Apenas autoridades convidadas puderam participar. O local escolhido foi devido ao fato de poder proporcionar distanciamento social. Dentro das medidas de segurança também foram fornecidos álcool em gel e determinada a obrigação do uso de máscara.
Segundo a Justiça Eleitoral, a diplomação é a condição para a posse dos eleitos que ocorrerá também na Câmara Municipal no dia 1º de janeiro de 2021. Nos diplomas, constam o nome da pessoa, a indicação do partido ou da coligação, o cargo ou a classificação como suplente e outros dados.
Durante diplomação os candidatos eleitos recebem os diplomas que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral.
Cerimônia
Por causa da pandemia, a cerimônia de cerca de 30 minutos foi restrita ao juiz eleitoral Fabiano Veronez, aos eleitos e à imprensa.
Uma das quatro mulheres diplomadas vereadoras para a próxima legislatura foi Rochele Gutierrez. Para ela, o resultado nas urnas foi importante para a representatividade feminina.
O vereador mais votado nas eleições, Celso Neto (PP), oi diplomado com apenas 24 anos de idade. Segundo eleito, apesar dos votos a mais, a representatividade dele é igual a dos colegas na Câmara.
Na ocasião também foram diplomados os vereadores suplentes. Um total de três por partido.
Na solenidade, um momento bastante aguardado foi de Elisa Araújo. A primeira prefeita da história de Uberaba. Elisa teve 85.990 votos, representando 57,36% do total de votos válidos.