Prefeitura analisa alternativas para a retomada da economia
Com avanço da vacinação no município e a iminência de colapso econômico, a Prefeitura de Uberaba planeja programa de retomada da economia pautado nos incentivos fiscais e na desburocratização dos sistemas legais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, o intuito é criar mecanismos de suporte aos segmentos mais atingidos pela pandemia e potencializar a atração de novos investimentos.
“Estamos trabalhando no projeto há alguns dias e pretendemos concluí-lo no começo do mês que vem, onde vamos abordar duas situações: o programa municipal de liberdade econômica e a retomada da economia. Esse programa tem o intuito de destravar a economia, remover obstáculos burocráticos, simplificar procedimentos para empresas, promover liberação de ambientes para negócios, restringir a influência governamental e criar mecanismos de incentivo para os segmentos afetados pela pandemia”, revela Rui.
Além disso, o responsável pela pasta afirmou que a gestão se mantém comprometida com as micro, pequenas e médias empresas. Segundo ele, várias empresas de pequeno porte dão resultados tão interessantes quanto as de grande estrutura e isso deve ser incentivado pelo município.
De acordo com Rui, uma das preocupações é a conversa com entidades. Ele informa que mantém diálogo com diversos nomes e marcas para ouvir sugestões e ampliar a condição de atendimento da Sedec.
“É um projeto muito amplo, estamos trabalhando com todas as secretarias e envolvendo várias entidades. Semana passada, fizemos videoconferência com a sala do empreendedor, Sinduscon, Aciu, CDL, Sindicomércio, Fiemg, Sebrae e outros, para ouvirmos sugestões. O objetivo desse programa é criarmos condições para a retomada. Apesar do saldo positivo na geração de emprego, nós sabemos que têm muitos setores comprometidos”, garante o secretário.
Shopping Popular. Para solucionar a questão de camelôs irregulares e trabalhadores informais, o secretário revela que o projeto de criação de um Shopping Popular, direcionado para a classe, estará em pauta em reunião na quinta-feira (13) entre todas as secretarias.
Secretário alinha sugestões com presidente de comissão da CMU
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, realizou ontem (10), videoconferência com o vereador Elias Divino da Silva, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Uberaba. A secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa de Souza, também participou da reunião virtual.
O presidente da Comissão pontuou a importância do diálogo, do alinhamento de sugestões e de conhecer os projetos da secretaria, pois, para ele, o principal foco é o desenvolvimento, por meio da geração de emprego e a retomada da economia. “As pessoas querem trabalho, emprego, para levar sustento para sua casa. Por isso, é importante sabermos o que a secretaria tem feito neste sentido e o que está preparando como ação para o pós-pandemia.”
O secretário de Desenvolvimento citou exemplos de empresas que estão se instalando no Município, como a empresa de fertilizantes Cibra e a Crown Embalagens. Falou, também, sobre a dificuldade de novas áreas para empresas interessadas em se instalarem em Uberaba, além do trabalho que está sendo feito para buscar recursos para a infraestrutura do DI-4 e Minidistrito do Alfredo Freire, seja recurso estadual, federal, de emenda parlamentar ou até mesmo financiamento para execução dessas obras.
“Trabalhamos incansavelmente para trazermos novas empresas e, consequentemente, novos investimentos que geram empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local”, pontuou o titular da pasta.
Fonte: Jornal da Manhã