Prefeitura faz levantamento técnico nos 11 ecopontos para reforma e revitalização
A Prefeitura está realizando amplo levantamento técnico das condições precárias nas quais a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) recebeu os 11 ecopontos existentes na cidade. O objetivo é reformar e revitalizar as estruturas em alvenaria, coberturas, instalações hidrossanitárias e elétricas existentes nesses locais.
O secretário da Sesurb, Carlos Roberto Lopes, informou que durante os próximos 30 dias acontecerá minuciosa vistoria para levantamento dos problemas de cada um, com intuito de saber quais as necessidades de reforma e revitalização desses espaços.
Preliminarmente, foram encontradas pela atual administração instalações totalmente degradadas, sem as mínimas condições de uso pelos funcionários que trabalham nesses locais. “É uma questão de segurança e dignidade para os trabalhadores que atuam ali”, destacou o titular da Pasta.
A Sesurb supervisiona o trabalho da empresa terceirizada Nativa Paisagismo e Construções, vencedora de licitação para manutenção das caçambas e remoção dos descartes feitos nos ecopontos pela população, mas não de sua estrutura física, que cabe ao Governo Municipal. “Ao longo do tempo, esses abrigos foram se deteriorando sem manutenção”, explicou Carlos Lopes.
Foi detectado que as instalações estão com portas e janelas quebradas ou inexistentes, banheiros sem condição de uso por falta de louças ou equipamentos quebrados, paredes esburacadas e desgastadas, locais destelhados ou com telhas quebradas, acúmulo de sujeira, dentre outros problemas.
A situação mais crítica é no ecoponto do bairro Amoroso Costa, que não oferece as mínimas condições de uso, pois está com uma parte destelhada, o banheiro sem instalações sanitárias, sem porta e com janelas sem vidros e enferrujadas, além da sujeira que se acumula por toda a parte.