Prefeitura negocia a compra de 400 mil doses da vacina Sputnik V
O governo municipal enviou ao Consulado da Rússia, no Brasil, uma carta de intenção de negociação para a compra de 400 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Gamaleja Instituto de Epidemiologia e Microbiologia, laboratório biológico russo em Moscou, após liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
É importante ressaltar que, por lei, estados e municípios só podem adquirir, individualmente ou por meio de consórcio, as vacinas em duas situações: descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo governo federal ou insuficiência de doses para imunização da população brasileira.
De acordo com o Gamaleja, o uso da Sputnik já foi autorizado em 51 países, que reúnem uma população somada de 1,3 bilhão de pessoas. Estudos apontam que a vacina russa tem 91,6% de eficácia contra a Covid-19.
“Estamos trabalhando duramente, em várias frentes, para que o governo municipal consiga imunizar a população o quanto antes e, assim, a gente consiga retomar a vida normal”, ressaltou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
A prefeita lembrou que o município também aderiu ao consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas, nas hipóteses permitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto de lei da prefeitura ratificando o protocolo de intenções firmado pelo município foi aprovado pela Câmara de Uberaba, por unanimidade, nesta terça-feira (16).