Prefeitura promove audiência pública sobre criação de parque no Tancredo Neves
A Prefeitura de Uberaba promove, na sexta-feira (16), Audiência Pública para apresentação do projeto de criação do Parque Municipal no Residencial Presidente Tancredo Neves. A reunião, aberta à população, especialmente aos moradores e comerciantes daquela região, está sendo promovida pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Planejamento (Seplan), atendendo recomendação do Ministério Público Estadual. O evento acontece a partir das 18h30, no Cemei Professora Eunice de Sousa Pühler, na rua Tenente Coronel João Vieira da Silva, 300, naquele bairro.
Pelo projeto elaborado pela Seplan, no espaço com cerca de 60 mil metros quadrados, a Área de Preservação Permanente (APP) será cercada e isolada das áreas verdes existentes no Residencial. No interior do Parque está prevista a criação de um pomar com árvores frutíferas de diversas espécies. E ainda, trilhas com pisos intertravados, construção de quadras poliesportivas e de areia, academia ao ar livre, playground, parque para pets, área aberta para eventos, sanitários, estacionamento, guarita e praça.
O secretário da Semam, Edno César Silveira, apontou que por meio de parceria entre a Prefeitura e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), um projeto de extensão vem sendo desenvolvido há mais de um ano no local, no sentido de preservar aquela área. Os alunos do curso de Agronomia são coordenados e orientados pela professora Mônica Carolina Núñez Fedatto.
A Audiência Pública tem como objetivo compartilhar o projeto com a população para que possa contribuir com sugestões e opiniões que tragam ganho socioambiental. O biólogo da Semam, Paulo César Franco, observou que já existe um envolvimento dos moradores do Tancredo Neves no cuidado com esta área que deverá receber o Parque. “Queremos fortalecer esse sentimento de pertencimento e valorização daquele espaço”, salientou.
Para a equipe da Prefeitura, os benefícios desse empreendimento para a comunidade local ultrapassam o aspecto de valoração imobiliária. É investimento em saúde física e mental reduzindo o estresse e promovendo bem-estar psicológico, além de contribuir com a qualidade do microclima nos bairros mais próximos.
Durante a Audiência também será tratada a implantação de uma rua, já aprovada quando o loteamento foi criado, que divide a Área de Equipamento Público, onde foi construído o Cemei, e a área verde onde será implantado o Parque. Paulo César apontou que a comunidade deverá escolher entre a manutenção da via, a substituição por uma alameda ou trilha mais larga no trecho próximo ao espaço onde a rua seria implantada, e a sua exclusão para implantação dos equipamentos previstos.
Depois desse encontro, o projeto voltará para a Seplan para adequações e elaboração da Planilha de Custos, em seguida será enviado à Semam para fazer o Termo de Referência, que será encaminhado à Secretaria de Administração para dar início ao processo licitatório.