Prefeitura prorroga o contrato da fornecedora da merenda escolar de Uberaba
Prefeitura prorrogou por 12 meses o contrato da Soluções Serviços Terceirizados para fornecimento da merenda escolar aos alunos da rede municipal. A extensão do prazo foi publicada no fim de semana. Até o momento, não foi concedido aditivo financeiro à empresa para continuar a prestação do serviço.
A Soluções começou a fornecer a merenda nas escolas da rede municipal em janeiro de 2022, substituindo a Nutriplus. Inicialmente, foi feito um contrato emergencial com a empresa até a conclusão de processo licitatório para selecionar empresa que prestaria o serviço a longo prazo.
A Soluções entrou na licitação pela merenda e disputou o contrato contra três outras empresas. A atual prestadora do serviço ofereceu R$24.538.937,50 na época para o fornecimento da alimentação aos estudantes por 12 meses. O valor ficou R$1,5 milhão abaixo do estimado no edital. Com isso, ela venceu a concorrência em junho do ano passado.
A empresa presta os serviços de pré-preparo, preparo e distribuição de refeições, incluindo gêneros alimentícios, insumos, bem como logística, manutenção preventiva e corretiva, limpeza e conservação de equipamentos, utensílios e mobiliário, nas unidades de ensino da rede municipal.
A contratação temporária da Soluções foi alvo de críticas no início do ano, após denúncia de problemas na prestação de serviço na cidade de Nova Iguaçu (RJ). Uma notícia veiculada em 2019 apontou infestação de ratos em um dos galpões da empresa, onde estavam armazenados alimentos para o fornecimento de refeições a escolas municipais na Baixada Fluminense.
Diante das denúncias, a Secretaria Municipal de Educação criou uma comissão para fiscalizar o cumprimento do contrato e assegurou ações de fiscalização rotineira para verificar a qualidade do alimento oferecido aos alunos.