Professores já organizam volta às aulas em 24 escolas estaduais
Com autorização do Estado para volta às aulas presenciais na rede estadual em municípios da onda vermelha do Minas Consciente, professores de 24 escolas estaduais em Uberaba já retornaram às atividades ontem para organizarem o retorno das atividades a partir da próxima semana.
Os professores recomeçaram o trabalho presencial em escolas estaduais com turmas de 1° a 5º ano do Ensino Fundamental, pois a volta das atividades nos municípios enquadrados na onda vermelha terá início somente pelas séries iniciais. Ainda assim, categoria ameaça promover greve, cuja decisão será tomada amanhã.
Em Uberaba, quatro escolas autorizadas a retornar às atividades presenciais são exclusivas para alunos de 1° ao 5° ano: Miguel Laterza, Grupo Brasil, Dom Eduardo e Fidélis Reis. As outras 20 unidades também atendem outras séries, porém só voltam inicialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
No Triângulo Sul, também foi liberado o retorno de turmas de 1° ao 5º ano em sete escolas estaduais em Araxá, uma unidade de Campos Altos, uma de Conceição das Alagoas e uma de Iturama. Com isso, 34 escolas estaduais na região estão autorizadas para o início gradativo das aulas presenciais.
Nesta semana, os professores retornaram presencialmente para acolhimento, formação e reorganização dos espaços. Já a partir de 12 de julho, será o momento em que os estudantes voltam às atividades presenciais nos municípios inseridos na onda vermelha. Entretanto, o comparecimento não será obrigatório e as famílias podem optar por continuarem no sistema remoto.
No modelo de ensino híbrido implementado pelo Estado, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Em uma semana, os estudantes participam de atividades na escola, e na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais, e assim por diante.