Protesto em Brasília põe 5 uberabenses na cadeia
Quatro pessoas foram presas em Uberaba pela Polícia Federal,no âmbito da operação Lesa Pátria, que está investigando os atosantidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro.
Além das prisões,foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em diversos endereçosde Uberaba. Os prisioneiros, cujos nomes, foram mantidos em sigilos, foram“hospedados” na penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira. Nos primeiros depoimentos, na Delegacia da Polícia Federalem Uberaba, dois negaram participação nos eventos e dois preferiram manter-seem silêncio.
Essa foi a oitava fase da Operação Lesa Pátria, que visaidentificar pessoas que participaram, financiaram, os atos ocorridos em 8/1, emBrasília. Nessa data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o SupremoTribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e danogeneralizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensãoe 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás,Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e noDistrito Federal. No Triângulo Mineiro, a PF efetuou operações nas cidades deUberlândia, Araxá, Capinópolis, Sete Lagoas e Uberlândia.
Os acusados podem ser enquadrados nos crimes de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito, participação em golpe de Estado,dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime com a destruição debens especialmente protegidos.