Cidade

Quase 17 mil pessoas estão com a vacinação atrasada

Durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 realizada na quinta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, informou que cerca de 2,5 milhões de pessoas não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 em Minas Gerais. O número é expressivo também em Uberaba, onde, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 6,4% dos uberabenses não procuraram os postos de imunização a fim de completarem o cartão vacinal, o que equivale a praticamente 17 mil pessoas em atraso.

“Pelo vacinômetro, que são os números absolutos, o cálculo de pessoas que tomaram a 1ª dose (264.586) e não retornaram para a segunda é de 8%. Porém, temos pessoas que ainda procuram os postos de vacinação para tomarem a 1ª dose, ou seja, ainda não chegou a data para tomarem a segunda, portanto, não é considerado abandono vacinal, o que torna nosso atual índice de abandono do esquema vacinal em 6,4%. Sempre divulgamos os dois valores, pois as pessoas podem pegar o dado do vacinômetro que é público, fazer a conta e considerar que a conta está errada. Para evitar esse tipo de mal-entendido, sempre disponibilizamos a explicação completa”, argumenta a assessoria de Saúde.

Em nível estadual, Baccheretti ainda reforçou o quão importante é a imunização completa, uma vez que a mesma confere maior proteção contra o vírus e, em caso de infectados, uma manifestação mais branda dos sintomas, diminuindo consideravelmente o número de mortes e internações.

O titular da pasta ainda esclareceu que a não-vacinação não está sendo em decorrência da falta de vacina. Tanto no Estado quanto em Uberaba há doses sobrando. Somente o município de Uberaba recebeu 645.644 doses, das quais 591.067 foram aplicadas, segundo o vacinômetro. Portanto, 54.577 doses ainda estão disponíveis.
 

Deixe um comentário

Agenda de Eventos