Recapeamento das ruas de Uberaba atinge 30%; ideia é adiantar antes das chuvas, diz adjunto
Em sete meses de trabalho, o programa de recapeamento asfáltico chegou a 88 km de vias executadas, o que representa quase 30% do serviço concluído. Quatro frentes de trabalho realizam o asfaltamento para que o cronograma seja adiantado ao máximo até o início do período chuvoso, conforme o secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini.
Pedro Arduini informa que as frentes atuam em dois lotes, sendo o primeiro na região dos bairros de Lourdes e Maracanã e o segundo nos bairros Antônia Cândida e Boa Vista. Duas equipes de trabalho atuam em cada lote. “Nós devemos bater cerca de 88 km de recape. Estamos com quatro frentes de serviços, duas frentes na Leopoldino Norte, duas frentes Leopoldino Sul. Então, nosso ritmo está acelerado para que as chuvas não nos atrapalhem tanto”, explica o adjunto.
A necessidade de antecipar o trabalho antes da chegada das chuvas se deve ao objetivo de evitar que seja necessário replicar camadas de asfalto e locais já recapeados. Pedro esclarece que a água dificulta a aderência da massa asfáltica ao pavimento antigo. “Por exemplo, na época da chuva, quando estiver chovendo, a gente não pode aplicar o asfalto, mas quando o tempo abre, aplicamos normal. Isso porque tem uma pintura de ligação no asfalto antigo para depois aplicar a massa em cima. Quando está chovendo, essa pintura de ligação, que é aplicada no asfalto, a chuva limpa lava ela e aí não dá aderência com asfalto novo e o asfalto antigo”, explica.
O programa tem como objetivo atingir as ruas mais degradas da cidade, atuando a partir dos extremos em direção ao centro de Uberaba. Já foram recapeadas vias dos bairros São Benedito, Boa Vista, Bom Retiro, Jardim Eldorado, Paraíso, Estados Unidos, Morada do Sol, Parque das Américas, Conjunto Guanabara, Cássio Rezende, Conjunto Alfredo Freire, Vila Maria Helena, Jardim Maracanã, Lourdes, Josa Bernardino, Amoroso Costa, Antônia Cândida e Morumbi.
“Hoje a nós estamos fazendo o lote um, que está no bairro de Lourdes e no Maracanã. A previsão é que, depois de Lourdes, passe para o bairro José Barbosa. Depois do Maracanã, a previsão é que a gente entre no Santa Maria/São Benedito. Aí no outro lote, nós estamos na Antônia Cândido e Boa Vista. A expectativa é que a gente passe da Antônia Cândido para o Elza Amuí e do Boa Vista para o bairro Fabrício. Isso pode variar, é uma previsão de agora, mas isso pode variar”, antecipa Pedro.
A expectativa da pasta é que os próximos 70% sejam concluídos até o final de 2024.