Renovação de receitas médicas nas UBSs de Uberaba, entenda como funciona.
Busca pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para renovação de receita médica vem causando filas e atrasando atendimentos prioritários. “Não é simplesmente ‘assina aqui pra mim’”, explicou Aline Tristão, diretora de Atenção à Saúde do município de Uberaba.
Aline Tristão esclareceu a necessidade de uma consulta médica adequada, de tempos em tempos. “Muita das vezes o paciente vem renovando receita há um certo tempo, mas chega um momento que é importante ele programar sua consulta. O médico precisa avaliar o paciente, ver se aquela medicação realmente está sendo efetiva e adequada. Não é simplesmente uma renovação de receita”, explica.
A diretora ainda explica que dentro da estratégia de saúde da família, no quadro de atribuições da equipe, existe um período para renovações de receitas “mas que estejam dentro dos critérios, não só renovações aleatórias”, completa.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), as receitas médicas têm um prazo de validade determinado, variando de acordo com cada caso. Medicamentos de uso contínuo, se não for controlado ou psicotrópico, tem validade de 180 dias. “Se for um paciente estável, condições clínicas controlada, a orientação varia entre 3 ou 6 meses para realizar uma nova consulta, mas sempre de acordo com a avaliação médica”, informou a pasta.
A renovação de receita acontece nas Unidades de Saúde, com data programada e seguindo critérios. Receitas tipo B (azul) e de controle especial (duas vias) podem ser de 30 a 60 dias, dependendo da prescrição médica. “A receita pode ter sido renovada e agora o médico quer avaliar o paciente no consultório. Pode acontecer também de ter uma troca do profissional na Unidade e ele quer conhecer o paciente antes de renovar a receita. Então, a consulta antes da renovação da receita pode ser exigida”.
É importante o paciente criar um vínculo com a equipe de atendimento da unidade. “O paciente precisa procurar a Unidade Básica de Saúde próximo de sua casa e agendar uma primeira consulta. A partir daí iniciará o vínculo com o profissional que passará acompanhar esse paciente, com as avaliações iniciais e orientações serão feitas”, explicou a SMS.
A Secretaria de Saúde explicou que nas Unidades de Saúde também acontecem os chados Grupos, como por exemplo os Grupos de Hiperdia para Pacientes Hipertensão e Diabetes. “Os pacientes do grupo recebem orientações e, se estiver dentro dos critérios, é feita a renovação das receitas periódicas. Por isso, é importante esse vínculo, da aproximação do paciente com a equipe da unidade, pois fica tudo registrado no prontuário do paciente”, informou a pasta.
Aline Tristão alertou sobre o paciente não deixar a medicação acabar. “Não pode esperar o último comprimidinho acabar para correr lá na unidade e pedir a renovação de receita. A equipe está lá para acolher e para trabalhar com o usuário sobre isso, mas o paciente precisa se programar pra esse comprimidinho não acabar, principalmente o paciente que não pode ficar sem essa medicação, que é de uso prolongado ou de uso crônico”.