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Retorno de estudantes às aulas presenciais na rede municipal de Uberaba depende de autorização de pais ou responsáveis

Os estudantes que voltarão às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Uberaba precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis. O documento está disponível nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), onde deve ser preenchido e assinado. O retorno às atividades pedagógicas presenciais durante a pandemia da Covid-19 foi dividido em três fases, conforme o plano de retomada publicado na Portaria 0049/2021.

primeira fase começa no dia 4 de agosto. Nesta data, retornam os alunos do pré-II (Educação Infantil) e dos 5º anos (Ensino Fundamental I), totalizando 4.651 educandos, que necessitam dessa autorização, bem como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), menores de 18 anos, que também voltam nessa etapa.

segunda fase está prevista para o dia 16 de agosto, contemplando as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I (8.744 alunos). Já a terceira, no dia 1º de setembro, inclui as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com 7.615 educandos, e o pré-I (4 anos), que contempla 2.454 alunos.

Para todos eles, os pais e/ou responsáveis precisam autorizar a presença em sala de aula, segundo a secretária municipal de Educação, professora Sidnéia Zafalon.

“É importante que os pais e responsáveis pelos nossos alunos se posicionem quanto antes, a fim de que as unidades escolares se organizem, levando em conta o número de alunos presenciais e a legislação vigente, para que sejam respeitados critérios como distanciamento social”, acrescentou.

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Ainda de acordo com Sidnéia, as unidades escolares da rede municipal de ensino se organizam para o retorno, marcando lugares nas salas e pátios, por exemplo. Além disso, escolas e Cemeis também disponibilizarão álcool em gel aos alunos e servidores, sendo que todos deverão usar máscara tapando boca e nariz.

Os alunos que estiverem na unidade escolar terão três aulas diárias, enquanto aqueles que ficarão em casa terão duas aulas remotas, também, diariamente. A carga horária será complementada por meio de atividades virtuais e impressas, bem como nas aulas pela TV Câmara e no canal da Semed.

Sidnéia reforçou o papel da família para o sucesso do ensino-aprendizagem nesse momento de transição entre o modelo remoto e o híbrido.

“Precisamos do apoio de todos. O plano assegura às famílias o direito de escolha, se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais”, finalizou.

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