Revisão do plano diretor reúne mais de 300 pessoas no CETA
Teve início nesta quinta-feira (24) a Conferência de Revisão do Plano Diretor Integrado de Uberaba (RPDI), promovida pela Prefeitura. A abertura contou com a presença da prefeita Elisa Araújo e da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que ministrou palestra sobre Cidades Sustentáveis e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que embasa a RPDI.
Elisa afirmou que a prática dos ODS representa um passo importante para Uberaba, efetivamente, se tornar uma cidade sustentável, o que fará toda a diferença na qualidade de vida da comunidade e do planeta. “É a administração pensando não só no presente, mas no futuro”, salientou.
No período da tarde, a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) apresentou os diagnósticos, com resultados de questionários preenchidos por mais de 2 mil cidadãos.
Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, foram elaborados mapas territoriais dos bairros e identificação dos pontos fortes de cada comunidade e dos desafios dos temas e problemáticas a serem priorizadas. “A escala do bairro foi o ponto de partida para essa leitura, pois é onde o cidadão vive a cidade de forma mais direta, portanto, sendo fundamental avaliar a qualidade de vida da população a partir dessa perspectiva de análise”, concluiu.
Ao final foi realizada uma roda de debates entre especialistas acerca de temas como Patrimônio, Mobilidade Urbana, Saneamento e Plano de Arborização.
Confira a programação desta sexta-feira, 25, da RPDI – A partir das 8h, serão formados sete Grupos Técnicos (GTs) para discutir Meio Ambiente, Água Potável e Saneamento, Sustentabilidade no Campo, Justiça Social, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Haverá a apresentação das propostas feitas pela comunidade, a serem incluídas na Revisão do PDI, das 14h às 17h.
O “Contexto do Geoparque na Revisão do Plano Diretor” será o tema da presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, a partir das 17h. Às 17h30, o colaborador do Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Daniel Wagner, tratará da Importância das ODS para a RPDI.