Secretário de saúde diz que rede pública pode saturar a qualquer momento
“É preocupante. A impressão que a gente tem é que vai saturar a qualquer momento, encher a qualquer momento”, disse o secretário de Saúde de Uberaba, o médico anestesiologista Sétimo Boscolo Neto, em entrevista ao Estado de Minas, sobre o que ele espera com relação à taxa de ocupação dos leitos/COVID da rede pública da cidade nos próximos dias.
Aos 64 anos, Sétimo Boscolo assumiu o cargo de secretário da Saúde de Uberaba em 20 de janeiro. Até então, a pasta era chefiada interinamente pela médica Juliana Lima Ribeiro, que continua como secretária-adjunta.
O ex-presidente da Unimed por dois mandatos, entre 2010 e 2016, graduou-se em medicina em 1982, fez especialização na Santa Casa de Ribeirão Preto e sempre atuou na especialidade no Hospital São Domingos, onde também ocupou cargo na diretoria.
Boscolo assume a pasta da Saúde de Uberaba no pior momento da pandemia na cidade. Nos dois primeiros meses deste ano, houve um crescimento considerável de novos casos, mortes e taxas de ocupações dos leitos hospitalares da cidade. Segundo o último boletim epidemiológico do município, divulgado na noite desta terça-feira (02/03), a taxa de ocupação dos leitos particulares UTI/COVID, que já chegou a 100% no último fim de semana, está em 94%. Além disso, a atual taxa de ocupação dos leitos privados de enfermaria/COVID também é preocupante, ou seja, 84%.
Com relação as taxas de ocupação dos leitos públicos de enfermaria e UTI/COVID estão, respectivamente, 75% e 56%.
Ainda conforme o último boletim da doença na cidade, Uberaba registrou nas últimas 24 horas, 70 novos casos e mais dois óbitos: uma mulher de 95 anos, internada há seis dias em hospital particular do município, e uma mulher de 72 anos, que morreu em 26 de fevereiro, em outra cidade.
Fevereiro deste ano foi o mês com o maior número de mortes e casos positivos da COVID-19, desde o início da pandemia. Foram 2.623 novos casos, quase 100 a mais que setembro de 2020, e 68 óbitos, cinco a mais que outubro do ano passado.