Secretário espera para ainda este mês o retorno dos procedimentos eletivos
Apesar de cirurgias eletivas continuarem suspensas para a próxima semana, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, acredita que a liberação dos procedimentos pode acontecer ainda neste mês de julho.
Em entrevista coletiva ontem, o titular da pasta avaliou que a análise preliminar do cenário da pandemia de Covid-19 em Uberaba aponta para retração, o que deve possibilitar o retorno em breve das cirurgias eletivas.
Bóscolo ressalta que os números indicam uma menor ocupação dos leitos de UTI-Covid nos hospitais da cidade e, se a tendência for confirmada, haverá a possibilidade de destinar leitos para os procedimentos eletivos.
O secretário lembra que a situação continua sendo monitorada e o resultado que será divulgado na quinta-feira (22) pode permitir avanços. “Tem uma possibilidade desse índice estar caindo. A gente vê que dia a dia a taxa de ocupação [de leitos de Covid] está caindo. Se não acontecer para o dia 19, será para a semana seguinte”, pondera.
As cirurgias eletivas estão suspensas desde fevereiro deste ano em Uberaba. A situação levou a um acúmulo de pacientes na fila, à espera da marcação dos procedimentos. Apenas as cirurgias eletivas oncológicas, cardíacas graves, obstétricas e de caráter ambulatorial estão autorizadas na cidade.