Cidade

Segundo motor elétrico reforça abastecimento de água no rio Uberaba

O rio Uberaba recebe novo reforço a partir desta quinta-feira(14). O segundo motor elétrico foi acionado para suprir a demanda de água para o abastecimento da cidade. Sistema de transposição do rio Claro agora está bombeando cerca de 380 litros/segundo para aumentar a disponibilidade hídrica para o abastecimento.

Na terça-feira, dia 12, o primeiro motor foi ligado. A vazão do rio Uberaba desde o começo da semana registrou uma redução acima de 80% se comparada com o final do período chuvoso, no mês de abril. Situação que levou a equipe de engenharia da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas a acionar o segundo motor elétrico do sistema de transposição do rio Claro.

“O comportamento da vazão do rio Uberaba nesta seca tem sido de queda lenta, porém contínua. O ano hídrico com bom volume de chuva garantiu que a transposição fosse ligada somente agora em setembro. No ano passado tivemos que acionar em julho, bem antes. Por enquanto os dois motores elétricos são suficientes para manter a vazão média captada no rio Uberaba e atender a cidade”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. 

Este ano até agora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 1091,60 mm de chuva. Em 2022, entre janeiro e setembro choveu 880,40 mm. “Apesar de termos 24% a mais chuva neste período é importante evitar o desperdício de água, adotar medidas de economia nas tarefas do dia a dia e assegurar que em casa a reserva da caixa d’água seja suficiente para atender a família por 24 horas. O ideal é uma caixa de 1000 litros para 4 pessoas.”, ressaltou José Waldir.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos