Seplan se reúne com vereadores para demonstrar evolução da elaboração do PDI
A equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) vai se reunir, na próxima segunda-feira (12), com vereadores , às 14h30, no Centro Administrativo, para apresentar os primeiros resultados dos diagnósticos e mapas temáticos analisados tecnicamente, até agora. O perímetro urbano foi dividido em seis setores: Sul, Leste, Oeste e Norte, Centro Expandido e Centro, além da zona rural e foram realizadas diversas reuniões sobre os sete setores nos quais o Município foi divido, aplicado questionário virtual e realizados três encontros com os membros do Conselho de Planejamento e da Comissão do Plano Diretor.
A titular da Pasta, Isabella Nascimento, explicou que essa reunião com os vereadores, com presença de diversos secretários, será um convite para que participem mais efetivamente da elaboração do Plano Diretor Integrado. “Vamos conversar com os parlamentares para que contribuam ainda com esses diagnósticos, que vão resultar nos mapas sínteses, apontando as potencialidades e desafios de cada região de Uberaba para os próximos anos”.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá passar para a Prefeitura de Uberaba os resultados do Censo de 2022, no final de junho, a serem somados aos levantamentos já entabulados pela equipe técnica da Seplan. Enquanto a equipe aguarda os dados, a Secretaria quer buscar mais aproximação e diálogo com a Câmara, numa troca de contribuições, já que os vereadores são fontes das comunidades que representam. “Esse é um momento de leituras dos territórios e identificação dos temas e problemáticas a serem priorizadas, para avaliarmos a qualidade de vida da população no sentido de construir um PDI mais humanizado”, acrescentou.
Para esse trabalho também foram entabuladas as respostas de mais de 2 mil questionários dadas pela população no site da Prefeitura. “Vale lembrar que os questionários ainda estão disponíveis no www.uberaba.mg.gov.br . “É muito importante que cada ver mais pessoas efetivamente respondam, a fim de conhecermos a perspectiva e desejos da população sobre a cidade e o bairro onde mora”, lembrou Isabella.
Etapas – De acordo com a secretária, está prevista para acontecer em agosto próximo a primeira Conferência para fortalecer a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas e nos quais o PDI é baseado. Em seguida serão abertos os debates e formados os Grupos Técnicos para que os diversos segmentos da sociedade possam fazer suas contribuições ao Plano.
Ao final serão compiladas as propostas a curto, médio e longo prazos para Uberaba.
Isabella estima que até novembro próximo os projetos que compõem a matéria já estejam prontos para votação pelo Legislativo. Além do projeto de lei principal do Plano Diretor, também deverão ser encaminhadas à Câmara para aprovação as matérias referentes às leis do Parcelamento do Solo Urbano, de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Edificações, que se complementam. O Código de Posturas e o Plano de Mobilidade Urbana, também correlatos, estão sendo elaborados por intermédio da Secretaria de Defesa Social.