Geral

Série de podcasts do Arquivo Público de Uberaba retrata a história da Revolução de 1930; saiba como ouvir

O Arquivo Público de Uberaba produziu a série de podcasts “A Revolução de 1930”, fruto da pesquisa do historiador Luiz Cellurale.

A série tem cinco episódios, com cerca de 15 minutos cada, e oferece uma visão aprofundada sobre diversos aspectos da Revolução de 1930.

Segundo Cellurale, o objetivo é colocar o acervo do Arquivo Público de Uberaba à disposição de pesquisadores, historiadores, estudantes e do público geral. Com o uso de relatórios de Guilherme Ferreira, livros de Hildebrando Pontes e jornais da época, a pesquisa resgata episódios da história brasileira.

Também ressalta a importância da Revolução de 1930 e seu impacto em Uberaba, que teve um papel significativo no conflito devido à sua proximidade com a divisa do estado de São Paulo.

“As tropas mineiras concentraram-se aqui. Antes do conflito, duas escolas de Uberaba se transformaram em hospitais e as professoras, em enfermeiras. Houve derramamento de sangue e mortes”, afirmou o historiador.

Episódios

A pesquisa resgata episódios da história brasileira — Foto: Arquivo Público de Uberaba/Divulgação

A pesquisa resgata episódios da história brasileira — Foto: Arquivo Público de Uberaba/Divulgação

O primeiro episódio fornece uma introdução ao tema, enquanto o segundo mergulha na política do “Café com Leite”, um sistema de poder, dominado pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, que chegou ao fim com a Revolução de 1930.

O terceiro foca na cidade de Uberaba e seu preparo para enfrentar o tumulto político. O quarto episódio leva os ouvintes aos primeiros ataques da Revolução, proporcionando uma visão única dos eventos que definiram o curso da história brasileira.

O quinto e último episódio explora a República Nova, a era subsequente à revolução e as mudanças que ela impôs ao Brasil.

Plataforma

A série de áudios pode ser ouvida no aplicativo do Arquivo Público. Os interessados podem encontrá-lo através do link, que leva à plataforma on-line e gratuita, acessado pelo navegador e pelo celular.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos