Sindicato denuncia más condições do transporte escolar
Estrutura danificada, manutenção em atraso e falta de segurança. Essa foi a condição dos ônibus do transporte escolar de Uberaba denunciada pelo Sindicato de Servidores Públicos do Município (SSPMU) nesta segunda-feira (3). Imagens divulgadas pelas redes sociais do sindicato apontam problemas no transporte que colocam em risco a vida de alunos da cidade.
De acordo com a denúncia, a equipe do SSPMU realizou vistoria nos veículos e encontrou diversos problemas de manutenção, como vidros trincados, janelas quebradas, falta de suspensão, falta de cintos de segurança e bancos estragados.
Ainda, foi identificado que os ônibus estão em atraso com as devidas revisões veiculares. “Em um ônibus, por exemplo, que está com 121.597 quilômetros rodados, a troca de óleo deveria ter sido feita com 111.000 KM. Em outro veículo, com 145.215 quilômetros rodados, a troca de óleo deveria ter ocorrido com 124.925 KM”, aponta a denúncia.
O SSPMU fala em “descaso” e afirmou que a Secretaria de Educação (Semed) será acionada para “tomada de providências urgentes”. “Os motoristas correm risco e,ainda colocam a vida de outras pessoas em perigo, em caso de acidente”, completa.
A reportagem do Jornal da Manhã procurou o Governo Municipal para esclarecimentos sobre as situações dos veículos, bem como para informações sobre o andamento da licitação do novo contrato do transporte escolar. Em nota, o município afirma que os ônibus em questão são da frota própria do Governo Municipal/Semed. Sete já estão parados no pátio do horto, para manutenção, e outros sete ainda estão rodando. Na segunda quinzena de outubro esses veículos serão retirados de circulação, para também passarem por manutenção. A frota será substituída pela entrada em vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação para o transporte escolar urbano.