SMS repassa 22 milhões do Valora Minas ao HC-UFTM
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, repassou mais de 22 milhões ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). O aporte, para o fortalecimento da assistência em saúde, corresponde ao Programa Valora Minas do Governo de Minas Gerais.
Os valores repassados pelo Estado de Minas Gerais ao HC-UFTM estavam represados desde 2021, em função da necessidade de alinhamento de instrumentos jurídicos para darem suporte às transferências dos recursos.
“Com muito trabalho e alinhamento entre todos os envolvidos, quem ganha é a população que necessita de assistência em saúde, tanto de Uberaba, quanto de toda Macrorregião. O Hospital de Clínicas está entre as unidades que contribuem para a resolubilidade dos territórios e por isso é incentivado pelo Governo do Estado a continuar com seu papel assistencial, produzindo mais ações e serviços de saúde e consequentemente melhoria dos serviços prestados”, destaca a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
De acordo com a superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, os valores repassados pelo Estado de Minas Gerais serão aplicados no custeio de despesas necessárias à prestação de serviços e manutenção de ações da administração, como por exemplo, aquisição de insumos e contratação de serviços.
“Desde que assumimos a gestão, trabalhamos intensamente junto à equipe do nosso HC-UFTM, em articulação com a sede da Ebserh, a Reitoria e a Prefeitura de Uberaba, para viabilizar a construção e legitimação das condições destes repasses. O trabalho colaborativo foi essencial para que os pagamentos, atualmente somados em mais de R$ 20 milhões, para utilização em custeio, fossem executados no dia 13 de setembro de 2023, data limite para a utilização do recurso ainda este ano”, disse Luciana.
O Valora Minas é a Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, construída com o objetivo de abarcar as especificidades dos territórios e complexo hospitalar do Estado. Sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistenciais e valor entregue à população.