Taxa de transmissão da Covid-19 em Uberaba apresenta queda após medidas restritivas
Estudo do Observatório Covid-19 aponta que o índice de contaminação caiu de 1,17 para 0,91. Desde o dia 7 de março, município segue regras mais rígidas impostas pela Onda Roxa do programa Minas Consciente.
As medidas restritivas impostas pela Onda Roxa em Uberaba para conter o avanço da Covid-19 começaram a apresentar resultados. A taxa de transmissão da doença caiu de 1,17 para 0,91, segundo estudo divulgado na segunda-feira (22) pelo Observatório Covid-19, projeto feito em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a professora e doutora em Matemática, Michelli Maldonado, coordenadora do projeto do Observatório Covid-19, isso significa que a cada 100 pessoas infectadas, outras 91 são contaminadas.
Na última semana, com a taxa de transmissão em 1,17, a cada 100 pessoas contaminadas, outras 117 eram infectadas pela doença.
“Conhecer a taxa de propagação de um vírus, em meio a uma população ao longo do tempo, é essencial para lidar com a pandemia. Isso é possível por meio de um indicador, conhecido como número efetivo de reprodução Rt. Quando o Rt é maior que 1 você começa a ter um aumento acelerado dos casos. E o contrário também é válido, para um Rt menor que 1 (como é o caso atual), pode-se iniciar uma queda de novos casos diários”, explicou Michelli.
Ainda segundo a professora, esse resultado está ligado às medidas restritivas adotadas pela Prefeitura e também ao cumprimento destas medidas pela população.
“É um dado inicial, que depende inclusive de outros indicadores, mas que pode assinalar o início de uma leve queda na transmissão, mas precisamos manter as medidas e também continuar respeitando as regras básicas, ou seja, uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel e não aglomerar”, finalizou.