Geral

Testes Covid serão realizados nas unidades de saúde

Com o recebimento de mais de 16 mil testes para Covid-19, a Secretaria de Saúde está organizando a descentralização da testagem nas unidades de Saúde. No entanto, os testes não serão coletados de forma aleatória. Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Sandra Pimenta, o número de pessoas indo às unidades para tentar fazer testes, sem sintomas ou por motivos diversos como para reunir-se com a família, ir trabalhar ou viajar, tem sido alto.

“A pessoa chega e pede para fazer o teste, pois quer viajar, reunir-se com a família e não é assim que funciona. A testagem deve respeitar o protocolo. Ou seja, ela será solicitada pelo médico, após o exame clínico. Importante também destacar que a eficácia do teste está condicionada aos dias de sintomas – ou seja, entre o 3º e o 7º dia do aparecimento dos primeiros sintomas. Feito na janela epidemiológica, a eficácia é alterada. Esse é outro ponto já falado por muitos médicos. O exame é um parceiro do diagnóstico, por isso, o atendimento médico tem que vir primeiro”, destacou Sandra.

Esta semana, a SMS deve receber o restante dos testes adquiridos, que chegam a 18 mil. São testes de antígeno, coletados via swab nasal, e ficam prontos de 15 a 30 minutos. Importante destacar que para esta descentralização de testagem, as equipes das unidades passam por capacitação. No final de semana, com a abertura de três unidades básicas para atendimento de síndrome gripal, dos 70 atendidos, 14 testaram positivos. Um paciente foi encaminhado diretamente para atendimento hospitalar, visto quadro agravado com que chegou à unidade.

Unidades. Para o próximo final de semana, segundo a diretora, será mantida a abertura de Edison Reis, no bairro São Cristóvão; Aluízio Prata, no Elza Amui e Roberto Árabe, na Vila Celeste, das 7h às 12h. “Queremos preparar uma quarta unidade, mas ainda vamos definir certinho com a equipe. Importante destacar que o atendimento de síndrome gripal também acontece ao longo da semana. Por isso, aos primeiros sintomas, o cidadão deve procurar a unidade mais perto de casa. Quanto antes procurar o atendimento médico, menos chance tem de a doença agravar”, finalizou.

Monitoramento. As unidades também promovem o monitoramento do paciente com síndrome gripal ou positivado para Covid-19. Mais de 100 profissionais de saúde estão envolvidos neste trabalho. Somente no mês de janeiro de 2021, quase 3.300 pacientes foram monitorados, já em fevereiro esse número chegou a mais de 3.100.

Fonte: Jornal da Manhã

Deixe um comentário

Agenda de Eventos