Turma arrecada R$ 5 mil em um dia e faz surpresa para colega que não conseguiu pagar matrícula de faculdade
Um grupo de alunos de uma universidade particular de Uberaba se uniu para ajudar um colega de sala a pagar a matrícula no curso de medicina veterinária. O estudante José Estevam Carneiro da Silva corria o risco de perder o semestre se não quitasse o valor. Ele e a família passam por dificuldades financeiras e tinham apenas mais um dia para realizar a inscrição.
Em menos de 24 horas, a turma conseguiu arrecadar mais de R$ 5 mil e quitou o valor da matrícula para o estudante. O vídeo, que mostra a surpresa feito pelos colegas, circulou nas redes sociais nesta semana e emocionou José Estevam
Uma das idealizadoras da arrecadação foi a colega Laís Campos. Em entrevista ao g1, ela disse que o estudante é uma pessoa muito querida pela turma pela simplicidade e carinho com os demais.
“Ele sempre chega sorrindo, alegre, contente, de bom humor, e a gente sabe também que as condições dele são mais restritas. Então a gente tentou ajudar no que ele precisa”, disse.
Mesmo sem estar matriculado, José Estevam continuou frequentando as aulas na Universidade de Uberaba (Uniube). Ao descobrir a situação do colega, Laís e dois amigos criaram um grupo com o restante da turma e passaram todo o dia arrecadando dinheiro sem que ele soubesse.
“A gente sabia que ele não ia aceitar a nossa ajuda, porque ele é tímido, então a gente fez tudo sem ele saber. Falamos com os professores, com os grupos de estudo e da igreja dele, e aí todo mundo começou a ajudar”, continuou Laís.
A irmã de José, Joyce, também ajudou na surpresa. Ela conta que o irmão é uma pessoa dedicada, humilde e que se esforça para ir bem na graduação.
“A dedicação dele no curso é máxima, é a paixão dele. Ele não gosta de faltar as aulas, está sempre presente. Então quando todo mundo percebeu que esse sonho poderia se romper, gerou um desespero e uma comoção em todos para ajudar que esse sonho continuasse”, afirmou Joyce à reportagem.
Até o fim do dia, o grupo conseguiu a quantia suficiente para pagar a matrícula, a mensalidade e outros valores que estavam em débito. No dia seguinte, durante uma das aulas, o professor entregou a José um envelope com uma carta contando sobre a surpresa.
“Ele chorou bastante, agradeceu, falou que realmente financeiramente estava bem complicado na casa dele. Depois, fizemos uma oração”, completou a amiga Laís.
Ser veterinário é sonho de infância de José
José Estevam nasceu em Araxá e se mudou sozinho para Uberaba, em 2020, para estudar. Em entrevista ao g1, ele revelou que sempre gostou de animais e que pretende trabalhar na área de animais de grande porte, como gado e cavalos.
“Desde pequeno, sempre fui viciado em cavalo, em rodeio. E eu pensei que se eu quisesse trabalhar, tinha que ser com algo que eu gosto, não só por dinheiro sem gostar”, explicou.
José contou também que ficou emocionado com a homenagem que recebeu e que não conseguiu conter as lágrimas.
“Eu fiquei sem palavras, sem acreditar. Sempre soube que eles eram muito meus amigos, mas a gente nunca espera. Só tenho a agradecer a Deus por colocar eles no meu caminho. Que Deus lhes dê tudo em dobro”, completou.
“Tudo que eu puder retribuir, eu vou estar aqui. Sempre vou colocar eles nas minhas orações”.
José Estevam foi homenageado por colegas e professores em Uberaba — Foto: Redes sociais/Reprodução