Política

Uberaba abre a VI Semana de Saúde Bucal com foco nas novas tecnologias para tratamento da cárie dentária

A Secretaria de Saúde abriu, na manhã desta segunda-feira (16), a VI Semana de Saúde Bucal em Uberaba. Objetivo do encontro é conscientizar sobre a importância da detecção precoce da cárie dentária e o tratamento no serviço público.

Novas tecnologias e ações educativas de enfrentamento da patologia também foram discutidas no evento de abertura, que teve a presença da prefeita Elisa Araújo.

“Enfrentamos a Covid-19 e agora, no pós-pandemia, nosso desafio é também cuidar da saúde bucal da população. Em 2023, inauguramos o pronto atendimento odontopediátrico e, por lá, mais de 1.500 crianças foram atendidas desde o mês de junho. Nas unidades básicas de saúde, no mês de setembro, foram mais de 10 mil atendimentos voltados à saúde bucal da população, de forma geral. Assim vamos fortalecendo nossos atendimentos com qualificação. E nas escolas vamos conscientizando nossas crianças sobre a importância desse cuidado odontológico”, disse Elisa.

Participaram também da abertura da Semana, o diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges; Christiano Marinho Correia, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO); Raphael Castro Mota, do Conselho Regional de Odontologia (CRO); e Luiz Evaristo Ricci Volpato, do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, agradeceu a presença de todos os profissionais e a parceria com a Universidade de Uberaba nos atendimentos à atenção primária, secundária e hospitalar. “Agradecemos as parcerias e a dedicação de cada profissional aqui presente. A prevenção é sempre a melhor alternativa e, se não for possível, que possamos ofertar um tratamento mais humanizado a todos”.

O encontro, que aconteceu em parceria com a Universidade de Uberaba, Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Associação Brasileira de Odontologia (ABO), contou com palestra da coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Minas Gerais, Jacqueline Silva Santos, que falou sobre o “O uso do ART e a ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal no âmbito do SUS”.

Já a assessora técnica da coordenação-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Flávia Santos de Oliveira de Paula, abordou, em sua palestra, o tema “Política Nacional de Saúde Pública”.

“Capacitação sobre Tratamento Restaurador Atraumático (ART) na Saúde Pública” foi o tema apresentado pela coordenadora do curso de Especialização e Capacitação em Odontopediatria, em Brasília, Bruna Moro.

“Tivemos falas muito importantes neste dia, principalmente para os profissionais da Odontologia e estudantes que receberam a capacitação sobre materiais odontológicos e tratamentos existentes. Após essas palestras, os profissionais da atenção primária aplicarão todo ensinamento à população, tanto nas escolas, com as crianças, quanto nas unidades básicas de saúde”, destacou a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Nomelini.

Márcia contou que um levantamento foi realizado junto às escolas no primeiro semestre. “Mais de 36 mil alunos das redes estadual e municipal passaram por avaliação epidemiológica de saúde bucal, por meio do Programa Saúde na Escola, e agora vamos chamar as crianças que necessitam de acompanhamento para tratamento, onde será utilizada uma nova metodologia com as restaurações minimamente invasivas, atraumáticas e sem necessidade de anestesia”, explicou.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos