Uberaba está entre as cinco maiores áreas plantadas de trigo em Minas
O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani visitou, nesta semana, lavoura de trigo cerrado na região da Palestina. O plantio desta cultura cresce no município e Uberaba já figura entre as cinco maiores lavouras de trigo do estado de Minas Gerais.
Na visita, o titular da Sagri esteve acompanhado do pesquisador da Embrapa Trigo Cerrado, Vanoli Fronza. Eles estiveram na fazenda Santo Ângelo, de propriedade de João Ângelo Guidi. Agora em 2021 o agricultor plantou 350 hectares de trigo, sendo 180 hectares de cultura irrigada e 170 hectares de trigo sequeiro. O plantio foi feito há 40 dias com previsão de colheita para a primeira quinzena de julho.
O produtor se orgulha de, em 1986, ter introduzido a cultura do trigo no município de Uberaba. “De lá pra cá, todo ano reservo área para a lavoura do trigo, sendo que nos últimos anos a produção tem sido feita de forma casada, ou seja, já com venda fechada direta com o moinho”, ressaltou ele, esperançoso de obter neste ano produtividade de 90 sacas por hectare no trigo irrigado e em torno de 35 sacas na variedade sequeiro.
Segundo o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, a lavoura de trigo vem sendo ampliada ano a ano em Uberaba. “No ano passado foram 5 mil hectares de área plantada. Este ano, a previsão do Conselho de Safra é de que atingiremos 6 mil hectares de trigo cerrado, num crescimento de 20% do plantio em relação ao ano anterior”, ressaltou ele, informando que deste total, 4.500 hectares deverão ser de trigo sequeiro e 1.500 hectares de trigo irrigado. Esta área, enfatizou Celani, coloca Uberaba entre os cinco municípios que mais plantam trigo no Estado, que tem safra estimada em 250 mil toneladas do grão.