Uberaba formaliza pedido de mais 8 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Estado
A Prefeitura de Uberaba oficializou um pedido para o Estado de mais 8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para ajudar na imunização do município. O pedido foi feito nesta quarta-feira (23) diretamente ao secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que esteve na cidade para o lançamento do programa “Saúde em Rede”.
Conforme a Prefeitura, no documento entregue, foi dito que Uberaba tem o terceiro maior número de idosos entre todas as cidades de Minas Gerais, o que causou a demora na vacinação desse grupo.
“Falamos também sobre as perspectivas de vacina, solicitando uma remessa a mais e, assim, podermos contemplar todos os profissionais de saúde ainda não vacinados e também os grupos prioritários, tendo em vista que vamos retomar a vacinação por faixa etária”, explicou a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade).
Em contato com a Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG) para confirmar se o pedido foi recebido e se já foi analisado, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria.
Hospital Regional
Além da questão da vacina, a prefeita também disse que alinhou “novas rodadas de negociações” e sinalizou uma visita do secretário junto com o governador Romeu Zema (Novo) ao Hospital Regional de Uberaba.
“Queremos resolver, de forma prática, essa pendência do Estado com o Município de Uberaba, em relação à parte estadual do custeio do Regional”
‘Saúde em Rede’
Nesta quarta-feira, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba para apresentar o programa “Saúde em Rede” para microrregião de Frutal/Iturama, alvo deste primeiro momento do projeto. Ambos os municípios assinaram Termos de Adesão ao programa.
No encontro, participaram presencialmente os gestores de Frutal e Iturama e, de forma remota, os secretários de saúde e prefeitos dos demais municípios da microrregião, que são Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales e União de Minas.
“É um projeto de mudança de cultura de processos dentro do SUS. A expectativa, a partir desta capacitação e melhoria dos processos, é que o paciente tenha o atendimento de forma integral. A ideia é acompanhar o paciente durante todo esse processo e garantir a melhor assistência integral”, comentou o secretário.