Uberaba oficializa repasse de área para a sede da Apac
Com cessão de área autorizada pelo Legislativo em maio, foi assinado ontem o termo para oficializar o repasse do terreno para implantação da primeira unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados com Trânsito em Julgado (Apac) em Uberaba. O espaço de 11.245 metros quadrados fica no Residencial Maria da Glória, próximo à Penitenciária.
Segundo a presidente da Apac de Uberaba, Eni Dorneles, a primeira etapa do projeto prevê a construção do escritório administrativo e do muro na área. Ela salienta que já foi feito pedido de verba à Prefeitura para a obra e, também, haverá liberação da Justiça de mão de obra carcerária para executar o serviço. A expectativa é estar com a primeira fase concluída ainda este ano.
Em paralelo, a dirigente da entidade manifestou que será feita captação de recursos para a implantação de uma unidade com capacidade para acolher 200 detentos, oferecendo atividades para promover a recuperação e reintegração social de condenados.
Conforme Eni, uma reunião foi feita com engenheiros nesta semana para discutir o projeto da segunda etapa da obra. A presidente da Apac explica que a intenção é estar com o projeto pronto em agosto para pleitear recursos disponibilizados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais para a estruturação das Apacs. “A gente precisa da planta adequada à área para participar do edital para liberação de verba para construção”, acrescentou.
Se a Apac Uberaba for contemplada no edital para receber a verba, a dirigente da entidade acredita que a implantação da unidade para o acolhimento dos detentos pode começar no próximo ano.
Já a prefeita Elisa Araújo (SDD) manifestou que consolidar a Apac estava entre as prioridades quando assumiu o mandato. “Foram muitos desafios burocráticos até a cessão dessa área, passo tão importante rumo à concretização da primeira unidade apaqueana de Uberaba. Mas vontade do nosso governo não faltou, por isso chegamos até aqui”, disse.
A chefe do Executivo ainda assegurou que o município entrará como parceiro para a construção do muro no terreno, dando o primeiro passo da obra da Apac em Uberaba.
A Apac trabalha com a recuperação e a reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Desde 2021, articulações vinham sendo feitas para estruturar o trabalho da entidade em Uberaba. Visitas, inclusive, foram feitas a Frutal para conhecer as unidades da Apac já em funcionamento no município vizinho.