Geral

UFTM disponibiliza 27 vagas adicionais para refugiados nos campi de Uberaba e Iturama

Refugiados, com condição comprovada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e que tenham o ensino médio ou equivalente, podem se candidatar para o preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Ao todo, serão disponibilizadas 27 vagas para o primeiro semestre letivo de 2022.

As inscrições começam no dia 17 de fevereiro e podem ser feitas até às 17h do dia 14 de março, através do site da instituição. Os candidatos devem anexar, em formato PDF, os seguintes documentos:

  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • atestado de comprovação da situação de refugiado emitido pelo Conare;
  • documentação comprobatória de conclusão do ensino médio ou equivalente, acompanhada de Parecer de Equivalência emitido pela Secretaria de Estado de Educação, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil.

Nos casos em que não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de escolaridade será permitida a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, como por exemplo, atestado fornecido pelo Conare, em conformidade com os artigos 43 e 44 da Lei 9.474/97.

A UFTM informou que o processo de candidatura será realizado de forma exclusiva pela internet, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021.

Serão aproveitados os resultados cujos registros constam na base de dados do Ministério da Educação (MEC). O candidato deverá utilizar a melhor pontuação obtida e indicar o ano de realização do Enem no campo próprio do formulário de inscrição.

Classificação e matrícula

A classificação dos candidatos será definida pela ordem decrescente da média aritmética das notas obtidas nas áreas do conhecimento do Enem. O resultado preliminar será divulgado no dia 22 de março e o resultado final no dia 25, pelo número de inscrição, no site da universidade.

Os candidatos convocados para matrícula deverão realizar cadastro na área referente ao ingresso. O link será disponibilizado na área de avisos, por meio do preenchimento da Ficha de Cadastro Eletrônica, a partir de 28 de março.

As aulas terão início em conformidade com o Calendário Acadêmico de 2022 de Uberaba e de Iturama. Mais informações podem ser obtidas no edital e no anexo divulgados pela UFTM.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos