Cidade

URS São Cristóvão em Uberaba passa a atender pacientes com sintomas e sequelas causados pela Covid-19

A Unidade Regional de Saúde (URS) do Bairro São Cristóvão, em Uberaba, passa a atender pacientes que tiveram Covid-19 e que, após a doença, apresentam sintomas e sequelas, como cefaleias, cansaço excessivo, fraqueza e dor muscular, entre outros. A medida faz parte do Programa de Atendimento Pós-Covid da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A assistência é prestada por equipe multidisciplinar da SMS composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. A equipe é reforçada pela parceria com o curso de fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A URS São Cristóvão fica na Rua Comendador Gomes, n.º 840, Bairro São Cristóvão. O atendimento ocorre das 8h às 18h. O telefone para informações é 3336-1707.

Segundo Tacimara de Oliveira Reis, chefe do Departamento de Atenção Especializada da SMS, se o paciente, após avaliação clínica, necessitar de intervenção de um pneumologista ou de outra especialidade médica, ele será encaminhado para a especialidade que o caso requer e, assim, terá a continuidade do tratamento assegurada.

Ainda de acordo com Tacimara, a Unidade de Atendimento Pós-Covid disponibilizará exames laboratoriais e de imagem necessários para a reabilitação dos pacientes.

“A Unidade de Reabilitação Pós-Covid deu início às atividades em parceria com o Programa Melhor em Casa, que tem como um dos eixos centrais o objetivo de desospitalização com cuidado continuado no domicílio. Com isso, os pacientes que têm condições de se locomover, podem ir até a URS para acompanhamento, deixando para o Melhor em Casa aqueles pacientes mais acometidos”.

Além das consultas médicas e de enfermagem e das sessões individuais de fisioterapia e psicologia, os pacientes serão atendidos em atividades de grupo ao ar livre, respeitando as regras de distanciamento preventivo, em espaço físico adequado, na própria unidade de saúde.

O monitoramento dos pacientes para a reabilitação será realizado, inicialmente, por uma fisioterapeuta, que fará os agendamentos das sessões, onde serão realizados procedimentos de fisioterapia respiratória e motora, após avaliação e indicação do médico do programa.

O paciente receberá alta do programa após atendimentos necessários, como as sessões de fisioterapia e demais procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar.

Depois disso, o paciente ainda será acompanhado pelo fisioterapeuta, através de visitas domiciliares, com o objetivo de conferir se atividades complementares, programadas para a reabilitação, estão sendo realizadas adequadamente, até o desligamento definitivo do programa.

Tacimara afirmou que, por meio da parceria com a UFTM, também estão previstas atividades remotas, incluindo aulas de exercícios fisioterápicos ministradas on-line.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos