Cidade

Vacinação começa a ser feita na rede escolar de Uberaba

Na segunda-feira (30), a Escola Municipal Anísio Teixeira, em Uberaba, inaugura a Estratégia de Multivacinação nas escolas. Do dia 21 de outubro ao dia 4 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estará mobilizada para atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes.

A ação de multivacinação, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorre a partir das 8h e se estende até o fim da vacinação de todo o corpo escolar, ou seja, cerca de 400 alunos. O público-alvo da estratégia abrange todas as pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a da Covid -19.

A SES-MG, informou que, para alcançar os objetivos na campanha de multivacinação, está executando, juntamente com os municípios, uma ação de vacinação nas escolas como estratégia extramuros, ou seja, fora e além das salas de vacinação tradicionais.

O público alvo são crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Em Uberaba, conforme dados da SES-MG, em 2018 a cobertura vacinal no município chegou a 74,46%. No ano de 2019, a cobertura caiu para 68,53%, houve pequena recuperação em 2020, chegando a 70,47%. Em 2021, experimentou nova queda, atingindo 64,07%. Em 2022, houve pequena recuperação e chegou a 68,24%.

Durante a estratégia de multivacinação, estão sendo oferecidos todos os imunizantes do Calendário Nacional, além das vacinas de campanha, como contra Covid-19.

As vacinas do calendário das crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias são: BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já as vacinas do calendário das crianças a partir dos 7 anos de idade e do calendário dos adolescentes são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Deixe um comentário

Agenda de Eventos