Vacinação contra gripe em Uberaba passa a ser realizada em todas as unidades de saúde
A partir desta segunda-feira (3), todos os 33 postos de saúde de Uberaba vão realizar a vacinação contra o vírus da gripe. Na última semana, a Prefeitura já havia reforçado a importância de se vacinar.
As unidades de saúde urbanas e rurais contarão com a vacina e irão funcionar a partir das 8h30. Para se vacinar, basta procurar a unidade mais próxima e solicitar o imunizante. A vacinação está disponível para toda a população acima de 6 meses.
Segundo a referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, a vacinação contra a Influenza é “muito importante” e os pontos de vacinação estão sendo ampliados justamente para facilitar o acesso da população.
“As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a gripe e devem ser mantidas, apesar de todos os desafios frente à circulação da Covid-19”, completou.
No último dia 28, a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, também mostrou preocupação com a presença de subtipos H3N2 — que surgiram nos últimos dias em outras cidades do Triângulo e Alto Paranaíba.
“Quanto mais pessoas forem vacinadas contra a influenza, mais estaremos protegidos, entre adultos e crianças”, destacou Larissa.
Casos de gripe aumentam em 73% na última semana de dezembro em Uberaba
Por que tomar a vacina da gripe?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ele propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
Por isso, além de prevenir o adoecimento pelo vírus influenza e as complicações dele, a vacinação contra a gripe ajuda a minimizar a carga da doença, de forma a reduzir as demandas por internações e também os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Em Uberaba, a campanha de vacinação já atingiu cerca de 70% do público-alvo, que são as pessoas com idade acima de 6 meses. A meta da campanha é contemplar 90%.
Na última quinta-feira, o MG1 mostrou uma reportagem sobre a baixa procura pela vacina na rede pública de saúde do município.
Quais os tipos de vírus da gripe?
Existem 4 tipos de vírus: A, B, C e D. O influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais.
Os vírus do tipo A são os responsáveis pelas grandes pandemias. Eles são encontrados em várias espécies de animais, como seres humanos, suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.
Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes: a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).
Atualmente, os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Porém, alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Os vírus do Tipo B infectam exclusivamente os seres humanos. Eles podem ser divididos em 2 principais grupos: linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Já os vírus do Tipo C infectam humanos e suínos. São detectados com muito menos frequência e geralmente causam infecções leves, com implicações menos significativas à saúde pública. Eles não estão relacionados à epidemias.
Em 2011, um novo tipo de vírus da gripe foi identificado; o vírus influenza D. Ele foisolado nos Estados Unidos da América (EUA), em suínos e bovinos, e não é conhecido por infectar ou causar a doença em humanos.