Vereadora denuncia retrocesso em relação à Superintendência dos Animais
O desabafo foi postado em suas redes sociais, inclusive com vídeos. “Amigos, mais um descaso, um retrocesso da prefeita Elisa, para com os animais! Acabou com a Superintendência Municipal de Proteção aos Animais, sem aviso prévio. Isso que vocês estão vendo, são todos os processos, denúncias, cópias de ações impetradas junto ao Ministério Público”, colocou Denise, destacando que “foram jogados [os equipamentos] de qualquer maneira, como se fosse lixo!”, e postou o vídeo para mostrar a veracidade da denúncia.
De fato, os vídeos mostram a ação violenta realizada pela prefeitura.
“Já não chega deixarem animais morrerem à míngua, agora essa ação desrespeitosa para com eles e a todos nós que lutamos! Parte do mobiliário, vale ressaltar, foi uma ação minha junto ao Dr. Carlos Valera [promotor de Justiça], que disponibilizou, através de TAC [Termo de Ajustamento de Conduta], a aquisição exclusiva para ela [superintendência]. Na sala, para surpresa do servidor, está uma funcionária do Cidade Ativa e ocupando parte de seu mobiliário! Pelo que apuramos, foi dada a ordem pela secretária de Governo. Quero relembrá-los que a Superintendência foi criada em 2016, através de um pedido desta vereadora, que por sinal foi um luta de vários anos. Em nosso estado somente três municípios têm ela criada!”, informa Denise em seu desabafo.
E continua: “Quero dizer que já estava decepcionada com a nossa prefeita, agora minha tristeza misturada com revolta é imensa. Nossos animais já não têm nada e agora agravou muito mais. Isso é uma vergonha!!! isso é retrocesso!!! Estavam desde o começo do ano querendo acabar com ela e com certeza virão com desculpas!!! Nem o superintendente foi nomeado!!! Alegam falta de recurso!!! Vejam quantas nomeações já ocorreram desde o início de seu governo (não estou me referindo aos concursados), e só consultar o Porta-voz!!! Quero deixar bem claro, nem gasolina tinha todos os dias e quando abasteciam era uma miséria. Desculpas esfarrapadas não vão me calar !!! Desmontaram e nem sequer avisaram. Vídeos bonitinhos não vão colar!!!”, conclui e recebe inúmeras mensagens de apoio e revolta dos internautas.
Outro lado – A Prefeitura de Uberaba, negou o fechamento da superintendência e sim reestruturada, apesar de não ter explicado a ações realizadas no local.
“A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) esclarece que a Superintendência de Bem-Estar Animal não será desfeita. Ao contrário, será reestruturada e equipada para melhor atender a política de valorização e preservação da vida animal que está sendo implementada pelo governo municipal. A exemplo do que temos feito nas demais áreas da administração, nossa proposta é dialogar com os servidores da Superintendência, com os representantes da causa e com vereadores que defendem o bem-estar animal para evoluirmos nesta construção colaborativa. Não vamos desmontar a Superintendência como foi equivocadamente divulgado nas redes sociais. Para nós, a vida e o bem-estar dos animais são prioridade e temos projetos para defendê-los. Salientamos que os espaços do Centro Administrativo da prefeitura estão sendo reestruturados para adequar às normas de enfrentamento à covid-19. Nesta reestruturação, aproveitamos para dedicar um local melhor, mais adequado do que a sala utilizada anteriormente para, assim, permitir, condignamente, o atendimento da Superintendência”, explica a Secretaria de Comunicação da prefeitura.