Vigilância Epidemiológica realiza capacitação para Teste do Pezinho
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza, nesta sexta-feira (29), capacitação sobre a Triagem Biológica Neonatal, mais conhecido como Teste do Pezinho. O encontro será realizado às 13h, na sede da SMS e será voltado para os enfermeiros das unidades básicas.
“É de amplo conhecimento a importância do exame de teste do pezinho, uma vez que detecta oito tipos de doenças em recém-nascidos. Para ser efetivo, é importante que a coleta seja realizada no tempo ideal, que é do 3º ao 5º dia de vida do bebê e, caso sejam visualizadas alterações, a família procure atendimento com celeridade. Por isso é tão importante estarmos frequentemente capacitados para a coleta e acolhimento”, explica a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira.
Ainda de acordo com o Departamento, o intuito do curso é atualizar os profissionais que atuam na coleta do teste do pezinho quanto as mudanças preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo dados do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e execução técnica do Nupad, em 2022, cerca de 6,9 milhões de recém-nascidos foram triados pelo PTN-MG e aproximadamente sete mil crianças/jovens em acompanhamento e tratamento para as doenças diagnosticadas.
O teste do pezinho faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que identifica distúrbios metabólicos e doenças que podem ser assintomáticos nos primeiros dias de vida do bebê.