Zerado estoque de vacinas para idosos entre 80 a 84 anos
O estoque de vacinas da 1ª dose para os idosos entre 80 e 84 anos foi zerado tanto ontem em Uberaba. Segundo a prefeitura, quem ficou sem receber a vacina terá de aguardar a chegada de uma remessa destinada a esse público.
“A Campanha de Vacinação seguirá no final desta tarde e na sexta-feira (12) atendendo apenas a 1ª dose dos acamados e 1ª dose de idosos a partir de 85 anos, visto que esse público recebeu uma remessa separada que não foi aplicada em sua totalidade”, diz a prefeitura, lembrando que as doses são enviadas ao município pelo Ministério da Saúde, através do governo do Estado e da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.
“É o Ministério da Saúde que define qual o público será imunizado em cada remessa. Essa informação vem descrita na Nota Fiscal do produto. Ou seja, o Plano de Vacinação é nacional. As doses recebidas em Uberaba até agora são muito poucas, o que dificulta o avanço da campanha de vacinação. Seguimos no aguardo da chegada de mais vacinas.”
Neste sentido, a reportagem questionou porque o Estado está vacinando o público de 75 a 79 anos e Uberaba ainda está entre 80 e 84 anos, e o motivo do atraso.
“A vacinação da cidade segue conforme a quantidade enviada pelo Governo Federal e dividida pelo Estado com os municípios. Como vem acontecendo em várias cidades de Minas Gerais, a distribuição atende o quantitativo e também as Normas Técnicas oriundas do próprio Estado, ou mesmo do Governo Federal. Como exemplo, na última nota técnica das vacinas foi determinada que as doses deveriam atender a 48% dos idosos de 80 a 84 anos, 1% dos profissionais da saúde e assim está sendo feito”, respondeu a Comunicação da prefeitura.
Vale lembrar que nesta sexta-feira (12) a SRS Uberaba irá receber a sétima remessa de doses de vacinas e, segundo o superintendente Maurício Ferreira, fará a distribuição a partir de segunda-feira (15) aos municípios. O Estado recebeu, na terça-feira (9), mais 303,6 mil vacinas CoronaVac/Butantan (doses 1 e 2) para dar início à imunização de pessoas com idade entre 75 e 79 anos. “Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, 57.151 doses serão destinadas para atender 13% deste grupo. Outras 80.693 serão destinadas a 30% dos idosos de 80 a 84 anos e, por fim, 6.695 para atender 1,5% dos trabalhadores de Saúde.”
Fura-fila – Em relação às recomendações feitas pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública de Minas Gerais à Prefeitura de Uberaba, após denúncias de fura-fila no município, a Procuradoria-Geral do Município esclareceu que “todas as informações solicitadas pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Defensoria Pública acerca do vacinação no âmbito de Uberaba foram prestadas”, respondeu, sem dizer o teor das respostas. A reportagem voltou a questionar e não recebeu retorno até o fechamento desta edição.
Fonte: Jornal de Uberaba